Interpretar há sua maneira
Na vida real e em sociedade nem sempre nos conseguimos fazer entender pelos outros, e aqui por este espaço tenho cada vez mais a noção que isso acontece e com muita frequência. Escrevo A e B e quero dizer C, mas o que é certo é que nem sempre as pessoas que lêem o que eu digo percebem o meu verdadeiro sentido de C, entendendo assim tudo em C+ ou mesmo em D. Como umas palavras ao serem lidas por outras pessoas conseguem ter o significado diferente das que era suposto terem...
Nem sempre conseguimos ser compreendidos pelos outros com o que dizemos e com o que escrevemos e isso tem-se notado por aqui através de alguns comentários que têm sido feitos aos meus textos. As mensagens que quero deixar nem sempre são vistas da forma como as tentei mostrar e isso por vezes tem gerado críticas e mesmo comentários não tão positivos.
Interpreto esta situação dos mal entendidos tanto nas conversas como nas mensagens escritas por sermos todos diferentes e por isso pensarmos de formas diferentes e com bases também distintas uns dos outros e é por isso que eu não vejo uma folha de papel do mesmo modo que a pessoa que está a ler este texto a vê, tal como a posso usar para um fim oposto ao da outra pessoa, sendo a folha exactamente a mesma, mas vista por duas mentes com pensamentos e atitudes diferentes.
Tenho aprendido que não podemos julgar os outros pelo que dizem, embora o façamos, porque cada um tem as suas razões para mostrar o que pensa e sente sobre as situações que o rodeiam, sem os outros saberem os verdadeiros motivos por tais atitudes. Eu exprimo-me de uma maneira que nem sempre é compreendida pelos outros, mas esses outros também o fazem, isto porque nem sempre conseguimos pensar uniformemente e mesmo que o façamos existe sempre algo com a nossa explicação que faz com que os outros a vejam de outra forma.
Cada qual interpreta as coisas à sua maneira e embora eu saiba o que quero dizer, sei que quem está a ler este texto poderá interpretá-lo à sua maneira, ter a mesma ideia que eu, mas através do seu pensamento perceber coisas opostas porque poderá dar um sentido diferente a uma das palavras que tudo muda no processo da compreensão.