Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Imagens do Passado

recordar.jpg

Um serão destes acabei sentado perante a mesa da cozinha a recordar imagens do passado através de uma caixa de memórias cuja sua existência desconhecia.

Comecei a falar de algumas situações familiares de há uns anos atrás com a minha mãe e como se de uma mola se tratasse, acabou por se levantar e foi buscar a caixa que está arrumada no móvel há uns meses mas que nunca me tinha sentido tentado em procurar o que guardava. Agora fiquei a saber, memórias fotográficas minhas, dos pais, dos avós, dos primos, dos tios, dos vizinhos... Fotografias com décadas, com pessoas da família que não conheci sem ser por imagens e de outros que já cá não estão mas com os quais passei bons anos de felicidade. Perceber como as pessoas de hoje se preparavam para a fotografia em momentos especiais ou quando eram apanhados desprevenidos. Olhar para os meus avós quando tinham a minha idade e passeavam as filhas em locais que não conheço mas que de certo não ficam longe de onde moro. Tentar perceber onde foram tiradas certas fotografias, quem são as pessoas que aparecem e que não conhecemos, olhar para trás e ver o que uma pessoa mudou de feições e como momentos tão simples hoje servem de memórias que nos ajudam a recordar os vivos e os mortos. As roupas e os penteados de outros tempos, o momento em que me vejo mascarado quando ainda era um bebé com uns trajes tão ridículos até para a altura, olhar e ver os primos a fazerem as mesmas figuras e encontrar semelhanças de geração em geração. 

É tão bom recordar memórias guardadas com imagens que passaram e sobreviveram durante décadas, talvez de mão em mão, e que continuam guardadas para continuarem a servir de aconchego e um pouco para matar saudades e reviver momentos de outros tempos, outras épocas e espaços com pessoas que fizeram sentido na vida de cada um. Afinal faz sentido guardar recordações sobre o nosso passado para que um dia procuremos ficar a solo ou em comunhão com essas memórias que nos ajudam a lembrar momentos especiais, uns menos bons que outros, mas que fizeram parte de vidas, da nossa ou dos outros que passam por nós em determinado momento da vida porque assim faz sentido. 

Verdade que dá Saudade olhar para trás, mas a História continua e amanhã o hoje é passado!