Gatinhar para ficar em forma
A boa forma física tem as suas variantes e as opções são cada vez mais. A nova moda, que irá decerto fazer furor pelos próximos tempos, traduz-se em andar de quatro, ou melhor, gatinhar como um bebé.
Nos Estados Unidos já existem aulas e grupos organizados de gatinhar, tal como explicou a especialista em fitness e embaixadora do Balance Festival, Ashley Hunt, aos meios de comunicação social. Este novo método de exercício físico «É como uma nova versão da prancha, mas mais interessante», explicou Ashley, que acaba por ver a sua ideia ser reforçada por Ally Gray, personal trainer «É um exercício isométrico, o que significa que estamos a trabalhar para manter uma posição sob repetida pressão. Isto aumenta a força geral, mas também a resistência e estabilidade do centro – de punhos e ombros através das ancas, tornozelos e dedos dos pés. Há estudos que apontam ainda que gatinhar reduz a pressão arterial e é benéfico para a coluna».
Estar em forma e seguir um método de alimentação saudável equivale também a seguir as novas práticas que vão sendo reveladas por especialistas e se numa primeira fase é o simples gatinhar, posteriormente existe a possibilidade de complicar o exercício para que se consigam abranger novos músculos. Andar de quatro como o urso para que os joelhos não toquem no chão, seguindo as formas do jacaré, bicho-da-seda, sapo, leopardo, minhoca, gambas e foca de caminharem.