Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Ganha... Io Appolloni – Biografia sem tabus

Io Appolloni.jpg

Io Appolloni marcou de certa forma a sociedade portuguesa com a sua irreverência, liberdade, frontalidade e energia ao longo dos tempos áureos em que a sua carreira como atriz a levou a pisar os grandes palcos nacionais, entregar-se a personagens cinematográficas e acima de tudo fazer bom espetáculo. Hoje, com uma vida para ser contada Carlos Quintas, seu amigo de longa data, é o autor de Io Appolloni, a biografia sem tabus onde tudo é contado, dos amores às traições, dos segredos pelos bastidores aos conflitos profissionais.

A biografia de Io Appolloni chegou às livrarias pela mão da editora Guerra e Paz e O Informador tem um exemplar desta obra para oferecer aos leitores do blog.

Io Appolloni viveu um romance com o teatro, com o cinema, com o mundo do espectáculo. Mas Io Appolloni viveu também muitos romances na vida e com a vida. Mulher, mãe, actriz e ex-empresária, Io é uma cidadã portuguesa convicta. Tão convicta que perdeu mesmo a nacionalidade italiana, cidadania que continua a exigir e quer recuperar.

Nascida pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial, numa aldeia italiana onde todos trabalhavam pela sobrevivência, teve uma infância marcada pelas dificuldades do pós-guerra. O teatro e o cinema surgiram no seu caminho na adolescência, vindo a pautar o seu percurso por um comportamento rebelde, mas exigente. Os mesmos princípios que seguiu na vida e nos amores, recusando a hipocrisia.

Este livro é o retrato corajoso de uma mulher de personalidade ímpar, com uma capacidade enorme de amar, lúcida nos seus actos, peito aberto à alegria e à espontaneidade. Este é também o relato das lutas pela emancipação do seu género, das suas convicções e até da adversidade e dos fracassos. Um livro de emoções.

Sem Io, a vida de Lisboa, a vida dos portugueses dos anos 60 aos anos 90, não teria sido a mesma. O que nos levanta, afinal, uma dúvida: foi ela que escolheu Portugal ou foi Portugal que quis ser o seu porto de abrigo?

Este passatempo vai decorrer até às 20h00 do dia 19 de Março e para te habilitares a um exemplar de Io Appolloni – Biografia sem tabus só tens de:

  • Fazer Gosto nas páginas de Facebook d' O Informador e da Guerra e Paz.
  • Partilhar este post, mencionando dois amigos nessa mesma partilha.
  • Preencher o formulário que se segue onde só é permitida uma participação por endereço de e-mail.

Após o final do prazo de participação publicarei o nome do vencedor que será selecionado através do sistema random.org e contactado posteriormente via email.

Boa sorte!