Ministérios ao Big Brother
Na gala do Big Brother a decorrer na noite de Terça-feira, Cristina Ferreira surgiu de fato preto com o seu toque de brilhantes, como não podia faltar, e de franja, numa noite especial dedicada aos ministérios, numa onda para com os últimos dias que Portugal passou com as eleições legislativas. Ministério com nomeações para um lado, Ministério com trica para o outro, eis as conversas a surgirem e as provocações a saltarem, nem sempre como a produção terá planeado para dar o dito canal.
Jorge Guerreiro (4%), Marta Gil (15%), Bruno de Carvalho (31%) e Mário Jardel (48%) foram os salvos por esta ordem ao longo da noite com Jay Oliver (52%) a ser o expulso. Jorge ao ser salvo teve de decidir nomear entre Catarina, Kasha e Liliana, os concorrentes com menos nomeações nesta edição, ficando desde logo Kasha como um dos nomeados para os próximos dias. Já Marta Gil após ser salva confessou gostar de ver Jay Oliver a sair da casa. Bruno de Carvalho elegeu Kasha como o concorrente mais hipócrita da casa e levou resposta com o cantor a mostrar mais uma vez que de calado consegue virar um bom leão a atacar o inimigo, o que voltou a ser uma boa revelação.
Liliana a solo no confessionário viu imagens próprias e de Bruno de Carvalho sobre a relação que têm mantido, umas vezes de forma mais amorosa mas com alguns momentos meio agressivos dele para com ela perante conversas menos positivas e alguma tensão em diálogos um pouco ameaçadores onde Bruno mostra não dar espaço a Liliana dentro do jogo, querendo que a concorrente esteja pregada a si o tempo todo sem poder seguir o seu caminho pessoal no programa. A concorrente viu as imagens menos boas e mesmo assim conseguiu desvalorizar a situação, dando a ideia de estar hipnotizada pelo amor de um homem que começou bem no jogo e que está a mostrar ser uma pessoa que numa relação a dois tem revelado comportamentos abusivos e castradores.
A noite prosseguiu com uma tentativa de fogo no parquinho entre Jaciara e Jay sobre os comentários machistas que o concorrente proferiu ao longo da semana, só que em vão, já que nem Jaciara se conseguiu justificar e mostrar que as palavras de Jay sobre si, "A Jaciara é uma mulher muito dada" não fazem sentido e ao mesmo tempo Jay só provou que terem afirmado que "é um homem conservador e machista" faz todo o sentido, uma vez que mostrou novamente em direto que a ideia que tem de uma mulher que quer ter ao seu lado não faz qualquer sentido nos tempos que correm. Percebi que a ideia da produção seria armar o barraco na casa se a Jaciara tivesse reagido de outra forma, mas a brasileira optou por proferir poucas palavras, lágrimas vagas como nos tem habituado e pouca efusão, o que certamente não era o esperado pelo guionista da cena.
BBPlay com Nós e os Outros, com Bruno e Liliana como protagonistas e os restantes concorrentes como figurantes. Marta critica Jay perante todos os outros, Kasha afirma que Bruno faz-se de vitima, Marta dá o falso romance da casa como terminado após a saída de ambos, Jaciara acusa os concorrentes da quererem provocar por afirmarem que é uma mulher fácil. Uns contra todos e todos contra cada um, mas não é isto o jogo que dá audiências a um programa deste estilo? Certo é que todos se comentam e o cada vez mais certo é perceber que a maioria tem Bruno e Liliana como um bom alvo para serem falados. Como o Kasha afirma, não falam nas costas, os outros é que não estão no mesmo espaço quando estão a ser comentados.
Curva da Vida da Jaciara a ser mostrada, nascida de uma família numerosa e com um pai alcoólico e violento. Um primeiro amor vivido com traições e o surgimento do Deco na sua vida, o seu grande amor, pai dos seus filhos, num relacionamento que terminou com uma depressão, arrastando os filhos para maus momentos pessoais, existindo uma grande queda com muito desespero à mistura. Voltou ao Brasil para que os filhos ficassem mais perto do pai e ficou de novo sozinha, percebendo que teria de voltar a Portugal para reencontrar uma vida, acabando por admitir que a entrada no Big Brother serviu como uma fuga e uma nova esperança para recomeçar a viver e ter o seu futuro no nosso país.
Jorge, Catarina e Jardel foram os concorrentes que ao longo da tarde foram eleitos por outros como os mais prováveis finalistas do Big Brother, ficando de fora do jogo da presidência. Sendo a Jaciara, Liliana e Marta a lutarem pelo lugar da liderança e imunidade da semana por serem as menos votadas pelos próprios concorrentes para serem as finalistas. Numa prova onde tinham de decorar imagens em quinze segundos para depois as revelarem, Marta acabou por ser a vencedora da prova, sendo a nova Presidente da casa.
Kasha desde o início da noite nomeado, sendo os restantes eleitos em modo voto eleitoral e com momento secreto como nas urnas do passado Domingo, somente com a câmara a apontar para o momento dos concorrentes fazerem a cruz no seu nomeado. Posteriormente nomearam cara-a-cara mais dois nomes cada um. No final ao Kasha juntaram-se Jaciara, Jorge e Liliana. Com este quarteto aponto para a saída de uma mulher entre os quatro nomeados, estando a minha dúvida entre Jaciara e Liliana, tudo dependendo da semana que ambas as concorrentes terão pela frente.
Marta a rainha da noite sem receios de dizer o que pensa. Kasha e as suas expressões faciais a dizerem tudo com o olhar no momento dos confrontos. Catarina certeira e com toda a razão nas palavras. Bruno instável e a revelar tensão mesmo nos momentos em que tentou levar a situação para a brincadeira. Liliana nervosa e cautelosa. Jorge calmo e a caminho da final. Jaciara com a curva da vida a mostrar o que passou sem artifícios. Jardel no tanto faz sem explicações. Jay a dizer adeus num mau momento.
Ao longo da noite Cristina Ferreira anunciou aos concorrentes quem é o novo Primeiro Ministro de Portugal, uma vez que todos tiveram poder de voto, revelando que António Costa ganhou com maioria absoluta, deixando os concorrentes surpreendidos e aproveitando com uma provocação de Flávio Furtado para mandar a André Ventura uma pequena trinca. O comentador sugeriu a Cristina fazer brincadeira ao revelar o nome do líder do Chega como sendo o novo Primeiro Ministro de Portugal, ao qual a apresentadora revelou que nunca iria brincar com esse nome, tudo sem nomear protagonistas mas claramente referindo-se a Ventura.
Ana Garcia Martins e Flávio Furtado voltaram a dar nas orelhas do fake casal por assumirem estar juntos sem esclarecerem, mesmo que com um pedido de desculpas, as relações que ambos mantinham fora do Big Brother quando entraram no jogo e pouco mais fizeram que isso, já que o tempo de antena da dupla de vizinhos do primeiro andar é pouco ou quase nenhum.