Filho do Meio estreia Romeu & Julieta
O Teatro do Bairro, em Lisboa, viu estrear na passada Quarta-feira, 15 de Dezembro, o novo espetáculo do grupo Filho do Meio na sua sala, Romeu & Julieta tem agora uma nova versão à disposição do público.
Na versão apresentada da célebre história de William Shakespeare, a conhecida tragédia romântica é contada de forma diferente da que todos conhecemos. Desta vez Romeu & Julieta conta com uma história contada ao contrário, do final para como tudo começou. O público é convidado a conhecer o par romântico perante a tragédia final e vai acompanhando como tudo foi acontecendo até ao momento que dá início ao espetáculo.
Numa história contada de trás para a frente e sempre com o amor reprovado como pano de fundo, nesta versão do famoso clássico literário e dos palcos mundiais o ênfase vai para a esperança no amor que nunca é uma perda de tempo na vida de quem se deixa levar pelos verdadeiros sentimentos pelo outro e essencialmente pelo próprio.
Contada através de vários episódios, esta história conhecida e contada ao contrário é facilmente assimilada, estando os diferentes momentos de retrocesso distinguidos e separados através de coreografias pausadas entre todas as personagens que ajudam também na alteração do cenário, mostrando o momento em que se volta um pouco atrás no tempo para se apresentar toda a história, da morte aos medos, do último beijo ao conhecimento inicial do par romântico em cena.
Com a esperança no amor como pano de fundo, terminando o espetáculo com o cruzamento e namoramento de Romeu e Julieta, esta é na versão apresentada pela Filho do Meio a grande tragédia na história de Shakespeare, ficando a partir daqui tudo resolvido para o que se sucede na vida dos dois enamorados que acabam no momento do primeiro contacto por definirem o seu final antecipado.
Com encenação de Luís Moreira, tradução de Fernando Villas-Boas, cenografia e figurinos a cargo de Maria Gonzaga, desenho da responsabilidade de Rui Seabra e com Joana Chandelier ao encargo do movimento, Romeu & Julieta segue a linha que a companhia Filho do Meio iniciou em 2016 com a produção, perante novas versões, da obra de William Shakespeare. Ana Baptista, Frederico Coutinho, Joana Chandelier, José Redondo, Mónica Garcez, Nelson Sousa, Rita Brütt, Rodrigo Machado, Tiago Fernandes e Tomás Alves formam o elenco, sem falhas, deste espetáculo que estará em cena de 15 de Dezembro a 09 de Janeiro no Teatro do Bairro com sessões de Segunda a Sexta-feira, às 21h30 e aos Sábados e Domingos, pelas 18h00.
Se já viste uma das variadas encenações desta tragédia romântica que tanta vez já foi celebrizada pelos palcos nacionais, desta vez será diferente e perceberás logo de início que a história que conheces tem no seu ponto de partida o destino bem definido, seguindo uma linha que acaba por culminar na morte mais que anunciada por tudo indicar que este amor proibido nunca devia ter visto o seu ponto de partida desde logo amaldiçoado.
SINOPSE
Pela mesma equipa que levou a cena Noite de Reis, Sonho de Uma Noite de Verão, Muito Barulho Por Nada e Hamlet, chega a vez de Romeu & Julieta, a segunda tragédia do ciclo "Três Comédias, Três Tragédias", dedicado a William Shakespeare. Neste espectáculo do Filho do Meio, a mais bela história de amor, conhecida por todos, é contada ao contrário: do fim para o início. Romeu e Julieta estão mortos, depois fogem, depois casam, e só no fim é que se conhecem. Em todos estes momentos, o par de amantes sabe que tem pouco tempo. Ainda que separados por duas famílias que se odeiam e que juram vingança, os dois, sós, juram numa noite a verdade do seu amor. Este amor, não só se tornou numa referência cultural universal, como mostrou que a sua verdade é eterna.
FICHA ARTÍSTICA
Tradução FERNANDO VILLAS-BOAS
Dramaturgia e encenação LUÍS MOREIRA
Assistência de encenação RAQUEL MONTENEGRO
Movimento JOANA CHANDELIER
Cenografia e figurinos MARIA GONZAGA
Desenho de luz RUI SEABRA
Fotografia VITORINO CORAGEM
Produção VANESSA PEREIRA
Com ANA BAPTISTA, FREDERICO COUTINHO, JOANA CHANDELIER, JOSÉ REDONDO, MÓNICA GARCEZ, NELSON SOUSA, RITA BRÜTT, RODRIGO MACHADO, TIAGO FERNANDES & TOMÁS ALVES