Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

26
Nov18

Este Espaço é Teu! | Existem empregos de sonho?

| O Informador

emprego dos sonhos.png

Detesto a importância que o dinheiro tem na sociedade! É um sufoco quando é pouco e uma liberdade quando é muito. O dinheiro para mim representa a qualidade de vida que podemos ter. Adorava voltar a estudar, viajar, ter experiências e poder ajudar outras pessoas sem ter de pensar em como pagar as contas no final do mês. Diria até que se eu tivesse as minhas despesas básicas asseguradas e que desse para investir em algo que criasse mais riqueza, faria voluntariado todos os dias e com propósito. Ajudar quem precisa.

Na realidade eu acredito que não estamos a viver o nosso propósito de vida se trabalharmos por dinheiro. Cada dia que trabalho a fazer algo que não gosto, sinto que é um dia da minha vida, desperdiçado!

Adorava ter a liberdade financeira para trabalhar por gosto ou quando me apetecesse!

Tenho medo que as pessoas possam dizer que sou "dondoca", ou que não quero fazer nada da vida, que quero estar encostada, porque o trabalho duro é visto como algo nobre...

Mas na realidade eu acredito simplesmente que podemos fazer algo mais na vida para além de trabalhar, aliás que devemos trabalhar com significado e com um propósito e não só por dinheiro.

Anónimo,

Mensagem deixada na caixa Este Espaço é Teu!

 

Tão verdade! Este é daqueles pensamentos que, todos ou quase todos, deveremos ter e que poucos conseguem admitir. Trabalhamos por necessidade e muitas vezes sem nos sentirmos completos porque os empregos de sonho, onde conseguimos aliar o trabalho à realização pessoal, raramente surgem. Adorava conseguir encontrar aquele emprego, seja criado por outros ou por mim, onde percebesse que tudo é feito por gosto. Acordar de manhã e pensar em «como sou feliz com o que faço». Isso não acontece, embora por vezes pensemos que andamos lá perto, mas a perfeição entre a obrigação e o gosto é rara, acabando por mais cedo ou mais tarde se conseguir perceber que a balança não está assim tão equilibrada como seria desejado.

Ao mesmo tempo poder fazer os nossos próprios horários seria perfeito, existindo liberdade para que no espaço de vinte e quatro horas conseguíssemos ter o tempo laboral e a disponibilidade para prolongar talvez um encontro com a família sem horários estabelecidos, poder passar pelo centro comercial mas sem esquecer que as obrigações chamam, na verdade seria criar os próprios horários com as suas regras. Isto já é possível em algumas empresas nos dias que correm, mas estarão os seus funcionários a fazerem o que realmente gostam mesmo com essas diferenças de disponibilidade?

No que toca ao fator Voluntariado de que é falado, sem dúvida que adoraria poder ter espaço no meu dia-a-dia para o poder fazer. As coisas não são fáceis, com os empregos a ocuparem cada vez mais do nosso tempo, com horários paralelos e onde o tempo parece passar a correr entre o emprego, a casa, família, compras necessárias e quando conseguimos parar percebemos que mais uma semana passou e nada de diferente foi feito para se conseguir arranjar algum espaço na azafama do dia-a-dia para encaixar umas horas de dedicação aos outros. 

Trabalhar e ter um contributo social com significado deve ser o sonho de todos, mas infelizmente neste momento a vida com que andamos não permite deixar o pensamento sobre as necessidades da entrada de dinheiro de lado, isto porque o mesmo é necessário para a sobrevivência e sem ele nada feito. Como conseguir então parar uns tempos, fazer o que bem nos apetece e não depender de outros? Não dá, só se existir um bom banco familiar por trás que nos deixe a flutuar pelas vontades e busca da felicidade. Isto não é razoavelmente possível e o trabalho mal pago e sem significado muitas vezes tem de continuar a permanecer nas nossas vidas pela lei da sobrevivência, não do salve-se quem puder, mas sim para manter uma vida estável onde se consiga viver com o mínimo de comunidade, mesmo que a felicidade profissional não impere. 

O dinheiro é, sem dúvida, uma representação sobre a qualidade de vida que se consegue ter graças a um esforço e contradições entre um bem-estar pessoal e a ocupação profissional. Quem disser que é totalmente feliz com o que faz para mês após mês lhe entrar dinheiro na conta que atire um comentário com a sua opinião!

Este Espaço é Teu! diz tudo! Através da caixa Este Espaço é Teu! todos são convidados a deixarem de forma anónima o seu testemunho sobre uma situação menos boa, de um problema que vos atormente, os sonhos e as tristes realidades, um passado menos bom ou o presente positivo. Através de uma curta mensagem ou de texto mais longo partilha comigo o que quiseres e depois o mesmo será partilhado, de forma anónima, uma vez que a caixa Este espaço é Teu! nem tem espaço para colocares nome nem forma de contacto. Ao publicar o que partilhaste, irei comentar e dar também a minha visão sobre o tema, deixando depois a publicação disponível para todos a poderem ler, refletir e poderem deixar o seu testemunho sobre o tema e as suas experiências que podem ser bem semelhantes! Este espaço é Teu! e juntos podemos fazer algo um pouco diferente a partir de agora por aqui! Na verdade só quero criar uma maior interação entre quem passa pelo blog, contando histórias reais, que são reveladas de forma anónima e que ficam disponíveis para que todos possam dar o seu testemunho perante situações que até podem ser bem parecidas às suas!

 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • O Informador

    Enquanto caminho é que não dá. Não vá tropeçar em ...

  • Anónimo

    Boa noite."Hábitos de Leitura: Portugal na cauda d...

  • marta-omeucanto

    Eu leio onde calhar, seja em casa, na rua, ou em s...

  • O Informador

    Principalmente quando minutos antes estivemos disp...

  • O Informador

    Acordar um pouco mais cedo, uns minutos apenas, e ...

Mensagens

Pesquisar

Posts destacados