Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

13.10.18

Espétaculos com IVA reduzido a 6%


O Informador

teatro cultura iva.jpg

A alteração já andava a ser preparada, mas agora, na preparação do Orçamento de Estado para 2019, o Bloco de Esquerda conseguiu levar a melhor e acordou com o Governo liderado por António Costa a redução do imposto sobre os espetáculos culturais de 13% para 6%. 

Foi Mariana Mortágua, após reunião do partido com o Primeiro-Ministro, que anunciou esta vitória para as atividades culturais onde se incluem o teatro e os concertos. O IVA sobre os espetáculos será assim reduzido no próximo ano, numa vitória para as artes nacionais. 

Esta tem sido daquelas lutas já com algum tempo, onde o Governo de Pedro Passos Coelho, através do resgate da troika, subiu o imposto para os 13%, quando na verdade a intenção seriam os 23%, ficando num estado intermédio. Agora a recuperação dos 6% foi conquistada graças ao partido das «mulherzinhas» de esquerda que por vezes parecem ter o lema do «quero, posso e mando» consigo.

As artes culturais têm assim um pequeno motivo de celebração. Uma das batalhas está ganha, mas não será por isso que em certos espetáculos os preços vão ficar um pouco mais baratos visto os preços arredondados serem para manter. Palavra d' O Informador!