Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

Banner billboard da campanha 50 livros com 50% desconto
11.04.18

Encontrei-te nas Páginas de Um Livro | Xavier Bosch


O Informador

encontrei-te nas páginas de um livro.jpg

Autor: Xavier Bosch

Título original: Algú Com Tu

Editora: Marcador

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Março de 2018

Páginas: 208

ISBN: 978-989-754-356-2

Classificação: 3 em 5

 

Sinopse: Encontrei-te nas Páginas de Um Livro é um romance sobre a força perdurável do amor. Jean-Pierre Zahardi, galerista na Rive Gauche, é um espírito livre. Paulina Homs, com uma tranquila vida familiar em Barcelona, chega a Paris para o casamento da prima. Como se o destino o tivesse preparado, entre eles nascerá uma atração inesperada que mudará as suas vidas para sempre. Este livro é a crónica da procura e da reconstrução de uma história de amor, a de Paulina e Jean-Pierre, através das recordações, dos documentos e do testemunho das pessoas que conheceram a paixão clandestina do casal. Será a filha de Paulina, Gina, que descobrirá muitos anos depois da morte da mãe o grande amor que a marcou para sempre.

 

Opinião: Um romance descoberto no presente por Gina sobre o passado de Paulina, a sua mãe. Este é o mote de Encontrei-te nas Páginas de Um Livro, da autoria de Xavier Bosch, um romance que acaba por aproximar dois momentos nas vidas de mãe e filha a partir de um simples cartão deixado num livro. 

Gina depara-se subitamente com um passado desconhecido da sua mãe, quando de um dia para o outro e de forma inesperada lhe aparece pela frente Mark, o possuidor da chave que leva Gina a sair momentaneamente do seu país numa viagem de descoberta por um passado que sempre desconheceu e sobre o qual nunca teve qualquer tipo de ideia. Deixando tudo para trás, Gina deixa-se passar por Pauline, o nome por quem Mark procurava através de um cartão, encontrado no interior de um livro e que o levou a procurar a famosa mulher. Dois jovens desconhecidos viajam juntos e entre mentiras, omissões e verdades, conseguem viver dias de loucura, deixando que as suas emoções os fizessem saborear cada momento, ao mesmo tempo que se conheciam de forma rápida, tal e qual como vamos mais tarde a descobrir que terá acontecido entre Pauline e Jean-Pierre.

Conhecendo o artista no casamento da sua prima Julia, os dias seguintes ao dia do enlace revelam-se eternos, onde cada momento marcou para sempre a vida de pessoas distantes e que descobriram a paixão em tão curto espaço de tempo, existindo do lado de Pauline um casamento de onde nasceu Gina. As visitas guiadas, os momentos a sós entre quatro paredes, os jantares românticos e a inebriação do prazer e do amor num romance clandestino mas forte. Rapidamente tudo aconteceu e a separação foi inevitável, ficando para sempre na memória de cada um e nas cartas trocadas com o tempo este envolvimento que fez esquecer muitos outros momentos de cada um que pareceram meros acasos ao lado de três dias tão especiais.

O Amor descoberto entre Pauline e Jean-Pierre foi descoberto uns bons anos depois por Gina que desconhecia este passado da sua progenitora. Através de um cartão deixando no interior de um livro com significado para os dois protagonistas, a descoberta foi acontecendo até se conseguir chegar ao ponto de encontro com a grande paixão de sua mãe, onde a revelação de tudo aconteceu.

O leitor é convidado a acompanhar Gina e ao mesmo tempo a viver ao lado de Pauline os bons momentos daqueles intensos dias escondidos mas à descoberta de todos. Encontrei-te nas Páginas de Um Livro convida ainda o leitor a conhecer dez das livrarias mais conhecidas do Mundo, onde até a tão portuguesa Livraria Lello do Porto foi chamada para a corrida por ter recebido Paulina, que optou por deixar a sua marca, em jeito de cartão, no interior de todos os livros sobre borboletas, na esperança que um dia algo acontecesse... E aconteceu!

Este romance marca e deixa a mensagem que mesmo não prevalecendo para sempre, as memórias escritas sempre tendem a ficar por mais uns tempos que os pensamentos e o passa a palavra, criando uma marca que pode ser recordada e reencontrada mesmo por quem não privou com o autor de cada texto.

A borboleta tão especial para estes apaixonados simboliza o envolvimento, a beleza e o bater de asas tão suave como o puro sentimento. Afinal de contas, no momento de um bater de asas de uma borboleta alguém pode estar a sentir o primeiro impacto de um verdadeiro amor para a vida.