Eduardo Madeira Convida [Força de Produção]
Eduardo Madeira já tinha o meu Gosto, mas após assistir a uma sessão de Eduardo Madeira Convida no Teatro Villaret posso garantir que passou a ser um dos preferidos na arte de fazer rir. Sim, fazer rir é arte porque não é para todos, é para quem sabe e olhem que andam por ai muitos piadolas com a mania que têm graça, mas que se esquecem dela em algum local reservado.
Num espetáculo que todas as semanas recebe diferentes convidados, Eduardo Madeira apresenta dentro do seu estilo uma produção que arranca gargalhadas, aplausos e assobios do início ao final de cada sessão. As piadas, a crítica, o estilo, a graça, o contéudo... Tudo isto num palco sem cenário e que acaba por ser uma mixórdia entre cadeiras, microfones e garrafas de água porque todos usam mas ninguém arruma a sala de estar para quem aparece a seguir.
Eduardo Madeira entra em palco e as suas histórias com imitações a par de temas compostos e interpretados excelentemente (mal) por si dão o mote para o que se irá passar a seguir. O desenrolar da noite vai acontecendo sempre com o artista a seguir o seu guião mas dando ouvidos ao que o público vai dizendo para colocar piadas onde o ambiente político e os famosos não escapam a uma ironia com estilo e não com piadas secas e sem maneiras. Intercalando entre os seus momentos e os convidados, Madeira sai de cena para receber os seus amigos em noites onde prevalece a união entre o stand up comedy, a música e o que cada convidado e o próprio anfitrião souberem fazer de melhor.
Assisti à sessão em que a noite foi também abrilhantada por Luís Filipe Borges, o Boinas, para os mais distraídos, pela dupla Sousa & Abreu que não tem o estilo que aprecio mas que mesmo assim conseguiram fazer-me rir e pela voz do fadista Ricardo Ribeiro que a par do canto ainda conseguiu entrar com a sua presença em palco no espírito cómico do momento. Bons convidados numa noite de muito riso e bom fado!
Eduardo Madeira Convida foi o melhor espetáculo do género a que assisti. Não rir é um ato impossível naquelas duas horas em que o mote é deixar-se guiar pelas criações do artista que por não querer ser o único comediante em palco resolveu voltar ao teatro numa produção onde os seus podem-no acompanhar em noites bem divertidas e que não irão ficar-se pelas Segundas-feiras de Verão. Ah pois não, só se o Madeira não quiser continuar porque a reação da plateia mostra bastante que o início da semana pode contar por muito mais tempo com o Eduardo & Cia, quer seja em Lisboa, no Porto ou pelo país fora. Quem sabe não façam mesmo uma digressão pela Península Ibérica para que as espanholas encaloradas os possam receber nos palcos onde dançam as sevilhanas.
Para quem gosta de rir tem de assistir! A quem se acha muito sério, faça o favor de comprar bilhete para desmontar um pouco o boneco porque rir no final de um dia de trabalho é tão bom e neste caso chega à boa disposição facilmente!
Fiquei ainda mais fã do Sr. Madeira e acredito que após verem este espetáculo não serei o único!