E o vencedor é... o Kasha
A primeira edição de 2022 do Big Brother Famosos chegou ao fim com a vitória do Kasha, o que me surpreendeu bastante por acreditar que seria o Jorge a disputar o primeiro lugar com a Catarina e Marta.
Muito ao início da noite o público ficou a saber que Mário Jardel ficou em quinto lugar, o que não me espantou em nada pelo quinteto final. A quarta posição foi para a Marta Gil, o que me surpreendeu por a achar uma forte candidata a disputar o primeiro lugar. Com a Marta fora do trio, acreditei que a disputa pelo primeiro lugar seria entre Jorge e Catarina, mas afinal a Catarina ficou em terceiro lugar e protagonizou o momento da noite, o abraço sentido e choroso com a filha Luz. Jorge em segundo, mesmo após andar semanas a ser o vencedor anunciado e de forma surpreendente foi o Kasha a terminar vencedor, com uma votação final renhida entre os dois concorrentes.
No desfile pela vitória na casa, os finalistas foram anunciados e entraram no direto pelo corredor da casa ao mesmo tempo que os números respetivos eram dados a conhecer para que se votasse no favorito. Marta Gil, Kasha, Jorge Guerreiro, Mário Jardel e Catarina Siqueira na casa, Hugo Tabaco, Nuno Homem de Sá, Jaciara, Jay Oliver, Laura Galvão, Bruno de Carvalho (sim o Bruno marcou presença na gala) e Liliana em estúdio, e a festa da noite final começou com os momentos da saída dos concorrentes que entraram e não chegaram ao dia da última decisão. Cristina logo quis saber como foi a primeira semana do casal Bruno e Liliana na vida fora da casa e ao que parece o senhor Sporting acabou por baixar a sua azia da semana em que foi expulso pelo público e voltou ao canal onde até confirmou que nos próximos dias irá marcar presença nos programas da manhã e tarde da estação, coisa que não fez quando saiu da casa como aparentemente dita o contrato dos concorrentes.
Os melhores momentos de cada um de forma individual, em grupo, os discursos emocionados de cada concorrente, as discussões mais fortes de toda a edição, o apoio de familiares e amigos em estúdio e tudo o que costuma acontecer nos finais dos reality shows, faltando os vídeos dos melhores momentos de comentadores, Cristina Ferreira e da própria voz do Big Brother.
Ana Garcia Martins e Flávio Furtado tiveram maior destaque que o costume ao longo da noite e mesmo no fim foi anunciada a saída da comentadora do formato, seguindo para um outro projeto do canal que já está a ser preparado pela direção da TVI. Será mesmo verdade esta continuação da Pipoca no canal? Cristina e Ana disseram que sim, mas deixo aqui as minhas dúvidas, embora quem manda saiba que se não a agarrarem ela foge para outras paragens!
Noite de final também significou atuações musicais com a Liliana a abrir a pista, seguindo-se mais tarde Álvaro de Luna, dando lugar a Luiz Gomes e Jay Oliver e Maninho a fechar a noite antes mesmo de se saber quem seria o vencedor. A razão destes momentos? Encher tempo para a gala conseguir ter a mesma duração e dar espaço para os concorrentes saírem e chegarem a estúdio, numa espécie de enche chouriços em noite em que já não existe muito a discutir.
E só para ficar anotado, chorei várias vezes ao longo da última noite de Big Brother Famosos com as despedidas, melhores momentos e as palavras sentidas por uns e outros. Quem me conhece já sabe que sou um pouco lamechas e que facilmente me emociono e desta vez, tais como nas anteriores edições, não foi exceção.