Dom Camilo e o Seu Pequeno Mundo | Giovannino Guareschi
Bertrand Editora
Título: Dom Camilo e o Seu Pequeno Mundo
Título Original: Mondo Piccolo - Don Camillo
Autor: Giovannino Guareschi
Editora: Bertrand Editora
Edição: 1ª Edição
Lançamento: Outubro de 2023
Páginas: 264
ISBN: 978-972-25-468-9
Classificação: 2 em 5
Sinopse: Uma viagem através da leitura à planície italiana «onde não há palmo despido de verdura», com uma cultura e história únicas, na companhia de um conjunto de personagens que fazem prova do humor refinado e da sensibilidade humana do seu autor.
Estamos no mundo da Bassa italiana, impetuoso e sanguíneo, e perante os seus dois protagonistas: o padre Dom Camilo - por vezes intempestivo na sua missão pastoral - e Peppone, o presidente de Câmara comunista, sempre pronto a ignorar - quando se trate de casos de consciência - as diretivas do partido.
Um livro que tem início no período do pós-guerra, e onde, entre rivalidades e ressentimentos persistentes, dilemas éticos e proclamações de ultimatos que nunca se concretizam, Giovannino Guareschi pinta, com grande sensibilidade, um retrato dos conflitos entre o Estado e a Igreja, as paixões políticas e culturais, e a vida de todos os dias numa pequena vila italiana «da planície paduana que está entre o Pó e os Apeninos».
Publicado pela primeira vez em livro há 75 anos, este é um «pequeno mundo» como um conjunto de episódios maravilhosos, lições sábias e não menos comovedoras, nos quais Dom Camilo e Peppone encarnam dois seres humanos de alma pura, que apenas desejam a salvação e o bem-estar dos seus concidadãos. Porque o respeito, a empatia e a amizade nada têm que ver com a cor da bandeira ou da batina.
Opinião: Um livro que une uma coleção de histórias divertidas e de leitura fácil mas que não são para mim no sentido de ser um leitor de gostar de ter um fio condutor do início ao fim sem andar em modo salta pocinhas com pequenos apontamentos sobre peripécias que se passam no convívio diário entre um padre (Dom Camilo), um comunista (Peppone) e uma personagem que dispensa apresentações mas que nesta narrativa conta com um bom toque de ironia, Cristo.
Este é daqueles livros que podem não ser lidos de seguida por ir contando em poucas páginas pequenas histórias sem continuação entre o confronto amigável entre os dois "líderes" da vila com as intervenções irreverentes pelas bizarrias e picardias do Cristo conselheiro. Tudo acontece numa pequena vila de Itália, após a Segunda Guerra Mundial, num momento em que Dom Camilo, um padre pouco convencional e desrespeitador e Peppone, o comunista angariador de poder para sobreviver através de influências, quererem tomar o lugar central da sociedade que os rodeia, lutando numa autêntica luta de galos para se tornarem bem parecidos entre a população.
Este é um livro divertido onde o comportamento humano, a religião e política são debatidos, no entanto não está dentro das minhas caprichosas exigências de humor literário e daí o meu desapontamento com Dom Camilo e o Seu Pequeno Mundo. Pode conquistar muitos, mas, mas, mas...