Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Dicas para manter um laptop para jogos

thumbnail_phpPgLGkk6238bbb014c22.jpg

Um portátil dificilmente consegue ter o poder de processamento que um computador de mesa tem para gaming, mas isso não quer dizer que não seja possível usar um laptop para gaming. É nesse sentido que vou dar uma série de dicas para permitir com que possas jogar os teus jogos PC favoritos em qualquer lugar com a mobilidade de um laptop.

Manter o laptop limpo

A performance de um laptop cai muito quando este não é bem estimado, pelo que é da nossa responsabilidade o manter limpo e não permitir a acumulação de pó, como dizem os profissionais do portal https://www.jvs-informatica.com/pt/, para que o rendimento não caia a pique.

Fazer uma atualização de hardware

A tecnologia avança e também deve o nosso equipamento, se queremos que este acompanhe os jogos mais recentes. Apesar de que com um laptop é mais difícil fazer certas atualizações, é muito fácil para qualquer dono de um gaming laptop trocar por exemplo o disco ou mesmo a(s) RAM(s) com que possa contar. Só esta alteração pode dar uma nova vida ao laptop.

Atualizar as drivers e DirectX

Às vezes nem é falta de capacidade ou degradação de hardware o que faz com que os laptops não consigam uma boa performance nos jogos, mas sim a necessidade de atualizar para as drivers mais recentes. Atualizar as drivers (acedendo por vezes ao site dos respetivos fabricantes) e atualizar certos softwares como o DirectX podem ajudar a dar uma nova força às peças de hardware mais desatualizadas.

Fazer overclocking

O Overclocking é uma técnica avançada que permite puxar mais pelo hardware do que o que o fabricante normalmente limita. Apesar de parecer magia, a verdade é que é uma técnica de risco que graças ao uso adicional de energia e consequente aumento de temperatura, pode fazer com queime alguma peça. Por esto motivo não deve ser feito por qualquer um.

Ajustar as configurações de energia

Até agora as dicas serviam tanto para laptops como para computadores de secretária, mas esta é especialmente para laptops. Um conjunto de configurações que facilmente se ignoram são as opções de energia, que podem estar a limitar o rendimento de um portátil. Como este tem a possibilidade de trabalhar sem estar ligado a uma fonte de alimentação, o laptop tem uma série de configurações para aumentar rendimento ou permitir maior poupança de energia. É interessante mexer nestas configurações quando precisemos do portátil para jogar ou para fazer outra coisa qualquer, pois um portátil em poupança de energia nunca terá o mesmo desempenho do que se estiver em modo “melhor performance”.

Jogar em modo de janela

Para qualquer jogo e muitas aplicações temos duas hipóteses: ou jogamos em tela cheia (Fullscreen Mode) ou em modo janela (Window mode). Ao jogar-se em modo janela, permite-se ter o jogo em execução num tamanho inferior normalmente faz com que o jogo não requeira tantos recursos e assim aumentar o seu desempenho.

Mudar as definições dentro do jogo

Esta é uma das mais óbvias mas é importante reforçar, já que é das mais importantes. Se o computador portátil não aguenta um jogo e todas as soluções apresentadas não funcionam, o ideal será mesmo ajustar as definições do jogo para não estar a puxar demasiado pelo laptop e causar esse sobreaquecimento pode ser fatal. Opções como qualidade das texturas, sombras, entre outras, ou até mesmo a questão da resolução como falámos no modo janela, são tudo opções que poderão ajudar a manter um portátil gaming com um bom desempenho.

Como nem todos gostamos de ficar presos no mesmo lugar para poder jogar, os laptops são uma alternativa interessante para saciar essa sede de jogar sem abdicar da liberdade.