Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ebooks-billboard

Desconvite de Rita Ferro Rodrigues

Antes de mais quero dizer que eu não sou grande fã de Rita Ferro Rodrigues, mas existem coisas que têm de ser faladas porque acontecem entre nós e estamos cá para as poder relatar e comentar, não é verdade?!

A apresentadora da SIC e autora do livro Deve Ser Isto o Amor deixou a seguinte mensagem há algumas horas no seu mural do Facebook...

Coisas que me deixam muito triste : 

Há cerca de uma semana recebi um convite do programa da RTP " 5 para a Meia -Noite " para estar presente , esta quinta -feira , dia 20 , no directo conduzido pelo apresentador Pedro Fernandes , para falar do meu novo livro " Deve Ser Isto o Amor ".

Aceitei o convite de bom grado : há uma espécie de " acordo de cavalheiros " entre os canais , de não haver constrangimentos, quando um apresentador ou pivot, ou jornalista, lança um livro , de ser convidado pelos outros canais como AUTOR de forma a falar de uma outra dimensão do trabalho ( e da pessoa ) que nada tem a ver com a televisão.

Para que esta entrevista fosse preparada , respondi a uma extensa e bem feita entrevista feita pela equipa de conteúdos do programa, respondi a emails da produção do mesmo e organizei a minha vida familiar no sentido de estar presente hoje , às 23 h no estúdio , para o directo.

Pois , no próprio dia, sou desconvidada.

Através da minha editora ( incrédula) sou informada que a minha presença não é bem vista pela Direcção de Programas da RTP, " por ser uma cara da concorrência e ter um programa no ar".

Reparem na falta de chá ( para não dizer outra coisa) : fui desconvidada no próprio dia.

Sei ( porque estas coisas se sabem ) que esta decisão ultrapassa a equipa de conteúdos do programa e o próprio apresentador. 

Tenho um carinho enorme pela RTP , foi o canal onde nasci como profissional e por isso estou perplexa e muito triste .Na Sic, é com muito prazer que convidamos autores de outros canais , eu em particular lembro -me , de belíssimas conversas que tive com vários autores ( José Rodrigues dos Santos, por exemplo) sobre os seus livros numa antena aberta e livre .

Achei , nestes tempos estranhos em que vivemos , que devia partilhar isto.  Porque francamente, acho uma vergonha .

Claro que tem a importância que tem e há coisas muito mais importantes nesta vida... Mas não é do meu feitio calar -me , perante uma atitude no mínimo, indigna.

Rita Ferro Rodrigues

Então vamos lá ver, se convidaram a Rita para ir ao programa falar do seu livro e da sua paixão pela escrita sabendo que ela é um dos rostos que está atualmente no ar num canal concorrente, porque depois lhe fazem um desconvite no dia em que a conversa com Pedro Fernandes ia acontecer? É certo que o convite pode ter surgido da produtora e os altos cargos do canal depois não quiseram ter a Rita como convidada do 5 Para a Meia-Noite, mas não se diz a ninguém que já não a queremos receber em nossa casa quando a convidamos dias antes, pois não?

Boa educação é muito bonita para ser colocada em prática e o que aqui aconteceu foi desrespeito pelas pessoas e pelo que elas representam na nossa sociedade cada vez mais conflituosa e cheia de interesses egocêntricos!

Sabe-se que horas depois aconteceu um pedido de desculpas por este acontecimento, mas o mal já estava feito e o acontecimento relatado. Decisões e atitudes incompreendidas que mostram bem o tipo de pessoas que estão à frente de alguns cargos onde só se pensam em números e onde todos nós não passamos disso mesmo!

6 Comentários

Comentar post