Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Delparaíso | Juan del Val

Planeta de Livros

delparaíso.jpg

Título: Delparaíso

Título Original: Delparaíso

Autor: Juan del Val

Editora: Planeta de Livros

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Junho de 2022

Páginas: 248

ISBN: 978-989-777-575-8

Classificação: 2 em 5

 

Sinopse: Em Delparaíso tudo parecia idílico e perfeito, mas as aparências enganam. Juan del Val abre-nos as portas. Entrem e vejam.

Delparaíso é um lugar seguro, vigiado 24 horas por dia, luxuoso e impenetrável. Contudo, os seus muros não protegem do medo, do amor, da tristeza, do desejo e da morte. Fará sentido protegermo-nos da vida?

O escritor Juan del Val dirige o seu olhar, lúcido e implacável, ao microcosmos de uma urbanização de luxo nos arredores de Madrid. Mergulha neste mundo tão fechado quanto inacessível para construir uma história absorvente, às vezes divertida e frequentemente incómoda.

A cada página, o leitor vê-se confrontado com um dilema moral que o fará ler este livro com o coração apertado.

 

Opinião: Delparaíso retrata a vida gerada num condomínio de luxo em Madrid. Rapidamente o leitor é convidado a conhecer alguns dos residentes de Delparaíso percebendo facilmente que esta história revela vidas feitas de aparências onde o dinheiro, os interesses e os segredos vão sendo contados com o passar do tempo e perante a ocorrência de situações inesperadas, como um suicídio inesperado e um roubo que coloca a segurança do condomínio em causa. O que é até então um bairro tranquilo acaba por levar uma certa reviravolta quando um novo casal chega para se tentar entrosar junto da aparente pacifica comunidade. O que existe a esconder do interior de cada família para manter as aparências, quem poderá andar a enganar o próximo para ficar bem perante os outros?

Delparaíso é aquele romance cheio de personagens que acaba por não ser fácil numa primeira fase para se conseguir entrar na história, sendo necessário recuar várias vezes na leitura para que não se perca o quem é quem e as ligações existentes entre cada um no seio da narrativa. Embora com capítulos curtos, as histórias cruzam-se bastante entre si e do nada o centro da ação já está a acontecer num outro local, sendo necessária bastante atenção para não se baralhar neste quem é quem que conjuga temas como os problemas financeiros, a traição e o amor, a mentira, a solidão e o poder num só romance onde todos acabam por se enganar a si e consequentemente os outros.

Delparaíso acaba por ser aquela metáfora social sobre o dinheiro não conseguir a solo transmitir felicidade, sendo muitas vezes o ponto de partida para vidas defraudadas e frustradas. Pena tenho de não ter conseguido levar esta leitura com espírito positivo, sentindo-me desde cedo baralhado por se querer mostrar demasiado em tão pouco espaço, acabando esta história por ser como um novelo que quando não começa a ser bem enrolado acaba por criar vários nós que se traduzem neste caso numa incompreensão, não geral, do sentido da narrativa. 

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Delparaíso, de Juan del Val