Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

02
Mai20

Cultivo moderno

jardins verticais.jpg

 

No momento em que todos estamos com uma maior disponibilidade e com um maior número de horas livres, muitos há que se dedicaram ao cultivo por terem em seu redor espaço para tal. No entanto e o que muitos ainda deixam de lado é que mesmo num quintal, na varanda ou terraço é possível fazer muito para cultivar em menor escala os nossos próprios alimentos, com recurso a equipamentos cada vez mais evoluídos e modernos.

E foi por viver numa aldeia com campo e alguns espaços agrícolas que fiquei com curiosidade sobre certos processos, que hoje são possíveis desenvolver em outros espaços, que acabam por ser uma novidade perante as condições de há uns anos para desenvolver a plantação e cuidados para com os produtos da terra. Confesso que desconhecia por completo a existência do sistema hidroponia que consiste numa técnica de cultivar plantas sem solo, recebendo as raízes uma solução nutritiva conjuntamente com água, podendo as mesmas estar suspensas ou em vasos próprios para a sua sobrevivência. Para tal são necessários também vários acessórios, bombas de ar e água, refrigeradores e tubos para hidroponia para que o desenvolvimento desta forma de cultivo dê resultados. Neste ponto não são necessários vastos espaços agrícolas, sendo até possível o cultivo de forma vertical e em pequenas áreas.

Todos estes produtos de cultura inovadora podem ser já encontrados no nosso país, em lojas físicas especializadas e também de forma online, como na Urbicult, onde vasos, sementes, substratos, fertilizantes, iluminação e todos os kits essenciais estão disponíveis com todo o aconselhamento e serviços de apoio essenciais para quem quiser saber um pouco mais sobre este método de cultivar sem precisar de colocar os pés na terra.

Os novos métodos de cultivo já estão a entrar no mercado nacional com grande força e ao que parece até a tradição começa a ser substituída por esta nova alternativa que exige um investimento inicial mas que com o tempo acaba por sair valorizado pela capacidade de organização do espaço e pela rapidez com que tudo se pode desenvolver e ser cuidado. Até os produtos da terra estão em constante mudança e nesta fase em que todos vivemos, ficar entretido dentro do nosso espaço com pequenas áreas de cultivo alternativo poderá revelar ser simplesmente o primeiro passo para mais tarde ganharmos aptidão pelo auto cultivo através destas novas técnicas inovadores.

 

vertical jardim,.jpg