Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Criada | Stephanie Land

Cultura Editora

criada.jpg

Título: Criada

Título Original: Maid: Hard Work, Low Pay, and a  Mother's Will to Surviver

Autor: Stephanie Land

Editora: Cultura Editora

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Abril de 2022

Páginas: 272

ISBN: 978-989-9096-17-2

Classificação: 3 em 5

 

Sinopse: Quando Stephanie Land ficou grávida, como resultado de um romance de verão, os seus sonhos de estudar na universidade para se tornar escritora foram bruscamente interrompidos. Mãe solteira, sem estudos, sem dinheiro, sem ajudas que não as dos programas alimentares do governo dos EUA, sobreviveu e cuidou da filha a trabalhar como empregada doméstica para famílias de classes média e alta, saltando de abrigo em abrigo, de desalento em desalento.

Nesta autobiografia, que transforma numa violenta crónica social, Land escreve sobre as desesperadas histórias dos cidadãos estado-unidenses sobrecarregados e sub-remunerados, sempre abaixo de um limiar de pobreza, por mais que trabalhem, por mais que se esforcem.

Com uma escrita íntima e uma visão emotiva, Criada é também o exemplo da superação: os estudos feitos pela autora, à noite, até chegar à licenciatura e à oportunidade para reencontrar o caminho de uma vida própria.

 

Opinião: Criada é a real exemplificação do que milhões de pessoas em todo o Mundo sofrem por quererem dar um futuro melhor aos seus filhos e acabarem por ser vitimas de uma sociedade que olha de lado para quem procura todos os recursos possíveis de sobrevivência com baixos salários e mesmo assim acreditar que é possível reagir, sobrevivendo e lutando para que o amanhã seja sempre melhor ou pelo menos igual a um hoje já por si pesado. 

Uma mãe solteira e lutadora sem uma rede familiar que lhe sirva de conforto, sendo levada a procurar ajuda burocrática e que para os outros é vista como sendo um apoio a marginais que não lutam por um lugar social. Stephanie é esta mãe que corre entre casas com os seus atributos específicos para ver o seu trabalho nas limpezas ser glorificado ao final de cada semana por patrões que por vezes nem chega a conhecer, sendo somente uma prestadora barata de serviços para quem paga pouco para manter a casa limpa, isto ao mesmo tempo que educa sozinha uma pequena filha e segue os seus estudos universitários por saber que um dia irá triunfar e poder sorrir de alívio na vida.

É de pobreza que se fala em Criada, mas também de amor e ambição sem nunca baixar os braços. É também de distanciamento do que se revela negativo que se fazem estas memórias onde a autora relata a sua situação complicada durante anos, passando para a escrita as emoções que o tempo lhe transmitiu numa obra refletora de tantas vidas espalhadas entre nós onde ser pobre não é um patamar desejado por ninguém, sendo sim um ponto de partida para quem acredita em si e nas suas conquistas diárias.

Criada é a passagem de uma vida, é o sonho de um futuro melhor e a persistência de nunca baixar os braços para as situações que se colocam pela frente de vidas que parecem sem rumo. Criada é a verdade de muitos, dos que acreditam que cada degrau é ultrapassado com dificuldades para ser alcançado com certezas de que não existirá alguma queda abrupta. 

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Criada, de Stephanie Land

criada capa.webp