Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

08.01.17

Copy Paste jornalístico


O Informador

Estava eu a folhear uma revista cor-de-rosa numa tarde vaga e eis que me deparo com uma situação! Várias das notícias que por aquelas páginas são dadas não são mais nem menos do que as partilhas que os famosos vão fazendo nas suas páginas de Facebook e outras redes sociais. 

É o abraço de uma apresentadora à sua mãe, a passagem de ano de outra apresentadora fora do país, a segunda gravidez de uma jovem cantora, a nova namorada de um jogador de futebol... Tudo com imagens que essas pessoas partilharam pelas suas contas nas redes sociais e que a redação da dita revista pegou, elaborou um rápido texto, daqueles que tão bem consigo fazer para chamar a atenção dos leitores do blog, e está feito. 

Isto é jornalismo meus caros? Qual a razão deste tipo de revistas existir nos dias que correm quando as pessoas através do Facebook conseguem saber o que os famosos vão contando. Outrora sim, existiam bons conteúdos exclusivos para quem adora cuscar a vida dos vips nas revistas, mas nos dias que correm, com o online cada vez mais infiltrado no nosso dia-a-dia, não estará a imprensa a precisar de uma boa reforma para inovar e deixar de fazer copy paste no que oferece ao leitor?

Uma imprensa à beira da morte em Portugal mas que ainda consegue vender, vá-se lá perceber estas coisas!