Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Conquistadores

Conquistadores.jpg

Autor: Roger Crowley

Data: Março de 2016

Editora: Editorial Presença

Número de páginas: 304 páginas

Classificação: 4 em 5

 

Opinião: Portugal no início do século XV sentia verdadeiras dificuldades para com a necessidade de alargamento da sua área pesqueira, existindo ao mesmo tempo falta de cereais e ouro, o que exigia que várias medidas fossem tomadas a favor do comércio marítimo. Começou assim a aventura dos portugueses com a descoberta do mundo.

Conquistadores é a excelente obra da autoria de Roger Crowley que retrata de forma bem explicativa e eximia a criação do primeiro império global que começou com a conquista de Ceuta em 1415. Conhecer, lutar, conquistar e comercializar eram as palavras chave dos navegadores portugueses que partiam de Lisboa em busca de novos territórios onde a riqueza de bens alimentares e materiais existia. As especiarias e o ouro foram o atractivo para o Infante D. Henrique chegar e vencer, dando o mote para os conquistadores que se seguiram, entre eles Bartolomeu Dias, Pêro da Covilhã, Afonso de Paiva e Afonso de Albuquerque.

Esta obra retrata de forma bem explicativa a conquista do mundo pelos portugueses, o povo empreendedor e lutador, relatando os acontecimentos mais marcantes de forma bem envolvente e interessante ao longo do período da conquista de territórios, onde além de marcar a sua presença, espalhou-se a fé e mostrou-se poder. 

Roger Crowley recriou parte da história de Portugal e do Mundo de forma exemplar, conseguindo ao mesmo tempo retratar tudo de forma a puxar pelo leitor para saber mais. Eu, que não sou grande amante histórico, infelizmente, tenho a confessar que adorei esta obra que é servida com o acompanhamento de cartas e imagens representativas da época e dos acontecimentos de outrora. Os feitos dos portugueses na criação do primeiro império global ficaram para a história que da forma como é recontada em Conquistadores vale ouro. 

 

Sinopse: O historiador Roger Crowley conta-nos como Portugal construiu um grande império marítimo europeu, dando origem à primeira economia global.

Numa narrativa empolgante e solidamente documentada, que equilibra a vertente humana e as dimensões geopolítica e religiosa, o aclamado autor aborda a supremacia marítima de Portugal.

Fala da descoberta do caminho marítimo para a Índia no seu âmago, das vitórias sobre governantes muçulmanos e do domínio do comércio das especiarias. Revela-nos o alcance do império português e dá vida a personalidades como D. Manuel I, D. João II, Afonso de Albuquerque e Vasco da Gama.

Este é o relato essencial e actualizado de como uma das nações mais pequenas e pobres da Europa pôs em movimento as forças da globalização que hoje dão forma ao mundo.

Conquistadores - Como Portugal Criou o Primeiro Império Global é uma obra que dará a conhecer ao leitor português a sua própria história na perspectiva de um investigador estrangeiro.

10 Comentários

Comentar post