Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Como transportar o seu bebé em segurança com o método Babywearing?

echarpe-de-transporte-da-vertbaudet.jpg

Cada vez mais os pais recorrem ao babywearing, a prática de transportar o bebé ao colo usando um suporte ou um acessório apropriado, isto é, um porta-bebés.

Apesar de ser cada vez mais popular, esta prática pode parecer complexa, sobretudo para os pais de primeira viagem. Porquê? Porque existem diversos modelos de porta-bebés, e nenhum funciona da mesma forma para todos, pois cada bebé e família são únicos.

Para que se possa usufruir dos seus benefícios para o desenvolvimento do bebé sem colocar a sua segurança em risco, é importante escolher o modelo mais adequado e seguir algumas regras de segurança.

Babywearing: o que é?

Traduzindo à letra, o babywearing trata-se de vestir o bebé, numa prática que consiste em usar um porta-bebés. Deste modo, consegue-se manter o bebé perto do seu corpo enquanto realiza atividades diárias.

Apesar de só agora se começar a difundir, este é um velho hábito de muitas tribos, como por exemplo, do México ou da Indonésia.

Esta forma de transportar o bebé deve-se ao estreitamento dos passeios e das portas dos edifícios, sobretudo nos meios urbanos.

Que tipos de porta-bebés existem?

Atualmente, existem diversos tipos de porta-bebés adequadas à prática do babywearing. No entanto, eles podem ser divididos em dois grandes grupos: os porta-bebés de tecido, mais conhecidos como slings/wraps, e os porta-bebés pré-formados, como por exemplo, as mochilas ajustáveis ou os Mei-Tai.

1. Slings ou wraps

Uma vez que não têm uma estrutura propriamente definida, podem-se usar os slings ou os wraps amarrados à volta de quem transporta o bebé, prendendo-se com um nó.

Dentro desta categoria, existem tecidos mais e menos elásticos ou com argolas. Além disso, existem modelos híbridos, que combinam características de sling e de mochila, e os pouch slings, cujo formato permite criar uma bolsa para transportar o bebé.

Onde comprar sling para bebé? Em diversos locais, como por exemplo, lojas que vendam artigos para bebé ou puericultura.

2. Mochilas ou marsúpios para babywearing

Diferentes dos slings ou wraps, as mochilas ou os marsúpios têm uma estrutura definida e ajustável. No entanto, também existem diferentes tipos de mochilas para babywearing, tais como:

· Mochilas ergonómicas, o modelo mais comum que possui alças ajustáveis e permite transportar o bebé à frente ou atrás;

· Mei-tai, com quatro alças para ajustar: duas nos ombros e duas na cintura;

· Podaegi, cuja adaptação é feita apenas nos ombros do adulto, através de duas alças;

· Onbuhimo, semelhante às Mei-Tai, com a diferença de que possui argolas ou fivelas para maior segurança.

A partir de que idade o bebé pode ser transportado desta forma?

Tendo em conta as técnicas certas e alguma prática, pode-se recorrer ao babywearing desde o primeiro dia de vida. Contudo, é importante ter em conta a faixa etária e o peso dos mais pequenos para escolher o modelo mais adequado.

Por norma, os slings são o melhor porta-bebés para recém-nascidos, enquanto as mochilas são para os bebés mais crescidos. Para poder fazer uma escolha mais consciente, deve ter em conta a informação disponível acerca dos diferentes modelos.

Como escolher a melhor opção?

Agora que sabe quais são os tipos de porta-bebés que existem no mercado, está na altura de escolher a melhor opção para si. Como? Tendo em atenção os seguintes aspetos:

· Adaptabilidade: o modelo que escolher deve permitir que o adapte ao seu bebé, para que o possa transportar de forma segura;

· Conforto: prefira modelos acolchoados e com suporte para a cabeça e o pescoço do bebé;

· Ergonomia: deve-se adaptar à estrutura corporal do bebé e de quem o transporta, de modo a não comprometer a saúde nem a postura de ambos;

· Materiais naturais e respiráveis, pois previnem alergias e tornam a utilização mais confortável durante todo o ano;

· Certificações que comprovem que o produto tem uma utilização segura, assim como o uso de materiais resistentes e livres de substâncias tóxicas.

Cuidados para transportar o seu bebé com segurança com o babywearing

À semelhança do que acontece com outras atividades relacionadas com o seu filho, deve ter em conta as seguintes medidas de segurança relacionadas com o babywearing:

· Certifique-se de que as vias aéreas do seu bebé estão visíveis durante o uso do babywearing;

· Escolha um porta-bebés que dê apoio ao pescoço, às costas e à pélvis do seu bebé;

· Inspecione o porta-bebés antes de cada uso, para ver se ele está desgastado ou danificado;

· Evite o babywearing em situações em que não é seguro transportar o seu bebé nos braços.

Se tiver alguma dúvida acerca desta prática, nada melhor do que falar com o pediatra do seu filho.

 

6 Comentários

Comentar post