Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Começar no Teatro Aberto

começar

Após dois anos pesados com um vírus que nos assombrou a todos, e que continua a pairar no ar, o Teatro Aberto apresenta nesta sua nova temporada em final de 2021 a peça Começar. De cena única e com a escolha nos atores Cleia Almeida e Pedro Laginha para darem vida às duas personagens em palco, este Começar é como que o início e a oportunidade que todos nós devemos ter a capacidade de auto atribuir para quando algo falha existir o momento de poder olhar em frente, virando o olhar para todos os lados e perceber que existe vida para além do que já ficou para trás. Sempre, mas sempre, é possível reComeçar numa nova etapa, deixando que novas vivências entrem no nosso perfil e abanem o que achamos estar correto até então. 

Uma noite de festa, uma inauguração de casa, o amigo de Laura que é incentivado a levar companhia e eis que Daniel, o amigo do amigo conhece a proprietária da nova casa. A noite é de alegria, de música e bom convívio mas com o passar das horas as saídas fazem-se sentir e no final ficam os dois primeiramente desconhecidos com o sentimento mútuo de que ao longo daquele serão os olhares cruzados os fizeram aguardar para estarem a sós. 

As conversas rápidas e hesitantes, aquele silêncio comprometedor onde o desejo se torna notório, os receios de cada um de falhar, o tempo vai passando, os embaraços surgem e as semelhanças e desigualdades vão sendo conhecidas entre dois desconhecidos que tinham de se cruzar em algum momento na vida. Como correrão estas aproximações com afastamentos nesta noite feita de surpresas e onde se consegue ficar em suspenso no final sobre se tudo avançara mesmo para o futuro ou se tudo ficou como uma lição para olhar o tempo que está para vir.

 

Começar é aquela peça que acaba por entregar uma leveza ao palco do Teatro Aberto, sendo uma produção que se afasta um pouco do que tem sido oferecido ao público naquela sala lisboeta. A produção está excelentemente bem produzida, com um cenário bem real e sem falharem nos pormenores, como o Teatro Aberto já nos habituou por serem dos melhores a apresentarem cada espetáculo junto do público. Cleia Almeida e Pedro Laginha também já dispensam apresentações, dando vida a dois solitários que vivem numa noite uma história de amor dos novos tempos sem se pensar no futuro onde o público fica com a ideia pessoal sobre como tudo terminou este Laura e Daniel após uma noite de conhecimento.

2E41E609-D008-4446-8322-6BF0D16EEADD.jpeg

Sinopse Laura e Daniel são dois solitários. Trocaram olhares furtivos durante a festa e agora, depois de toda a gente ter ido embora, estão frente a frente, sem saber como começar. Aproximam-se, hesitam, afastam-se, voltam a aproximar-se. Já sofreram desgostos, mas ainda querem acreditar. Entre silêncios, desentendimentos e confissões, atravessam aquela noite no frágil equilíbrio de quem procura com medo e desejo de encontrar. Começar apresenta-se como uma história de amor dos nossos dias, um encontro cara a cara de um homem e de uma mulher que se tentam conhecer sem as máscaras, os filtros e as defesas que os encontros digitais proporcionam.

Ficha Artística

Versão João Lourenço Vera San Payo de Lemos

Dramaturgia Vera San Payo de Lemos

Encenação e Cenário João Lourenço

Vídeo João Lourenço Nuno Neves

Figurinos Lia Freitas

Com Cleia Almeida e Pedro Laginha

Sessões

Quarta-feira e Quinta-feira - 19h
Sexta-feira e Sábado - 21:30h
Domingo 16h

D014727C-FA3A-48CD-94CA-F05274C76B34.jpeg