Coleção Franco Maria Ricci
Uma abertura do espólio pessoal do italiano chegou a Portugal através desta exposição que foi a que mais agradou das que vi pelo Museu Nacional de Arte Antiga pelos últimos anos. Com mais de uma centena de obras, divididas entre pintura e escultura, o percurso do século XVI ao XX é visível através da viagem que os visitantes do espaço lisboeta são convidados a fazerem. Com trabalhos dos mais variados artistas ocidentais, Franco Maria Ricci reuniu uma verdadeira obra, porém foi no vídeo de apresentação, a que assisti pelo final do percurso, que acabei por perceber este sonhador nascido em 1937.
Uma exposição que não tem do seu lado um toque chamativo como as anteriores que estiveram presentes pelo Museu Nacional de Arte Antiga mas que vale a pena visitar, existindo ainda a hipótese de entrar na Biblioteca do espaço que regularmente está fechada aos visitantes.
[caption id="attachment_10440" align="aligncenter" width="640"] Jesus por Filippo Mazzola[/caption][caption id="attachment_10439" align="aligncenter" width="640"] Cabeça de São João Batista[/caption][caption id="attachment_10437" align="aligncenter" width="640"] Vítor Amadeu de Saboia e Maria Antonia Fernanda de Bourbon[/caption]