Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Citações | 46 | Crítica de ensinamento

educar pensar.jpg

Tenta receber as críticas de coração aberto. Talvez tenham qualquer coisa para te ensinar.

Marta Arrais, em Guia para uma vida simples, editado pela Planeta de Livros

Saber escutar e refletir sobre a crítica que vem dos outros por vezes ajuda a melhorar comportamentos e formas de estar perante cada situação. Certo e cada vez mais percebo isso, que existem críticas positivas que devem quase sempre ser valorizadas, no entanto também as negativas devem ter destaque na linha de pensamento, existindo um mínimo plausível para se retirar o que de bom essa crítica pode fornecer a cada um, reforçando e ajudando a melhor um futuro comportamento semelhante de forma a perceber onde se pode estar mal perante o olhar dos outros que também não são os donos da razão mas que nos pratos da balança podem dividir do mesmo modo uma melhor forma de agir no futuro perante determinadas situações.

Se um dá o mote e se acabamos por perceber que talvez, nem que seja bem pouco, conseguimos alterar de certo modo o que nos foi reforçado já estamos a ganhar, se assim entendermos que devemos tentar alterar algo na nossa forma de estar para próprio bem e por entender o que nos é sugerido por quem nos quer bem.

Por vezes pensamos, mas quem é ele para me estar a transmitir esta crítica que não passa da sua opinião pessoal que vai contra o que acredito? Sim, é uma verdade e muitas vezes também não aceito a crítica, mas ao debater a mesma não conseguiremos perceber o outro lado de forma razoável para podermos dar uma chance a pequenos pormenores onde erramos conseguindo assim vir a melhorar aos poucos a forma de estar perante a sociedade que nos quer bem?

A ideia é aceitar e debater a crítica, seja ela positiva ou negativa, uma vez que também é nos menos bons momentos que surgem as grandes mudanças das nossas vidas. Aceita um não e perceberás que terás no futuro cada vez mais o sim.