Chegou ao fim La Casa de Papel
Já acabou! Após cinco temporadas que surgiram após o sucesso da primeira que estava prevista ser única, o fenómeno espanhol La Casa de Papel terminou mais tarde do que devia ter acontecido mas acaba sempre por deixar um vazio para quem viu esta série de perto, acompanhou e torceu pelo sucesso do grupo de criminosos. O que começou como uma minissérie para contar um bom assalto à Casa da Moeda espanhola acabou por se revelar numa sequência de episódios do mesmo estilo com o público a apegar-se a cada personagens, uns a mais que outros, torcendo e vivendo com os seus altos e baixos e sentindo que o que poderia ser o lado do mal afinal tinha a força de quem via para seguir em frente em cada engendramento de um novo assalto.
Tendo surgido como uma grande produção onde o texto brilhou com um estilo dramático mas ao mesmo tempo sem perder o toque de romantismo possível neste estilo de apostas, com uma história corrida acompanhada de uma excelente banda sonora e interpretação, La Casa de Papel foi a série que conseguiu colocar os criminosos como os verdadeiros heróis sem medo de levarem os seus planos em diante.
Enquanto espetador fiquei viciado nesta série, mais nas primeiras partes que nestas duas últimas que foram disponibilizadas, um pouco pelo cansaço do formato, no entanto o que estava para acontecer e por saber que seria o final fez-me querer ver, perceber se tudo acabaria bem para os supostos vilões. A surpresa aconteceu mesmo nos últimos episódios, quando pensei que tudo desmoronava mas sabendo que o Professor sempre tinha consigo um Plano B acreditei que o grupo sairia vitorioso, mesmo com grandes baixas de peso pelo caminho e grandes reviravoltas que acabam por prender quem assiste. Nesta última parte foi também importante perceber o cuidado existente para se entender o passado familiar do Professor e as razões que o mesmo teve para organizar todos estes acontecimentos. Afinal de contas um peso que vem de trás acaba por justificar quem somos no presente na luta por um futuro?
A Casa de Papel fechou as suas portas, foi um real fenómeno da plataforma de streaming e acabou por ajudar a abrir portas a produções europeias para os lugares cimeiros entre os mais vistos que conseguem agora conquistar no catálogo disponibilizado pela Netflix.