Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Censura no Facebook

tess holliday.jpg

O Facebook parece ter uma balança com pesos bem diferentes para analisar as imagens que são divulgadas por todos nós! Se celebridades bem conhecidas, com corpos esculturais e que dão que falar podem publicar tudo e mais alguma coisa, já outras acabam por ser censuradas por não mostrarem nada mais que o seu corpo em biquíni!

Tess Holliday é uma modelo que faz campanhas publicitárias para marcas que se preocupam com as pessoas que vestem números maiores. E esta modelo viu a imagem que foi publicada através do mural da organização para a qual dá a cara, a Cherchez la Femme, na rede social a ser eliminada por, segundo os responsáveis pelo Facebook, não estar de acordo com a política de anúncios da empresa. A campanha publicitária pretende promover a positividade da mulher em relação ao corpo que não tem de ser escultural para a pessoa se sentir feliz, mas mesmo assim e sem chocar, a rede social acabou por colocar a censura na ordem do dia justificando a atitude por não cumprir a «política de saúde e fitness da rede social» e também porque mostrava partes do corpo «de maneira indesejável». A sério?

O Facebook foi mais longe e foi divulgado que «Estes anúncios não são permitidos porque fazem com que os utilizadores se sintam mal consigo próprios. Por isso, recomendamos o uso de uma imagem de uma actividade como correr ou andar de bicicleta».

Tess reagiu de imediato nas redes sociais, tal como Jessamy Gleeson, produtora da organização... «Fiquei absolutamente furiosa. Não conseguia compreender. A atitude do Facebook foi realmente horrível e alienante ... As mulheres gordas podem, naturalmente, ser tão desejáveis como as outras.»

Dias depois o Facebook lançou novo comunicado com um pedido de desculpas pelo ato, afirmando que afinal a foto cumpria as directrizes da empresa e que todo o processo de eliminação não tinha passado de um erro. «A nossa equipa processa milhões de imagens publicitárias por semana e pode acontecer a proibição de um anúncio de forma incorrecta. A imagem não viola a nossa política de anúncios. Pedimos desculpa pelo erro.»

No entanto a organização feminista não ficou satisfeita com as desculpas do Facebook e espera que a empresa faça uma revisão das políticas e da forma como analisa imagens e comentários, já que parecem existir diferenças na selecção e censura para com os corpos e patamares da fama. 

As modelos de topo, tal como as figuras famosas, magras, com um peito acima do normal, curvas bem delineadas por tratamentos clínicos podem mostrar o que quiserem, já as outras, aquelas que parecem não obedecer ao padrão idealizado pelos membros selectivos do Facebook são censuradas por não mostrarem o que teoricamente todos querem ver! Isto é a sociedade do passado que continua a resistir nos tempos modernos, mesmo com as tecnologias a seguirem todo o movimento!

facebook.png 

12 Comentários

Comentar post