Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

Cartões de Crédito, Débito e Pré-Pagos: O que são e as principais diferenças?

03
Jul19

cartão multibanco.jpg

 

Quantas vezes usas o cartão para pagares as tuas compras, os serviços ou, apenas, fazer o levantamento de dinheiro da conta? Esta é uma prática comum e o uso de cartões de débito tem subido, existindo cada vez mais portugueses a fazer pagamentos através dos TPAs.

Os serviços descritos acima, regra geral, são feitos com os cartões de débito, mas existem mais dois tipos de cartões que podem fazer parte do nosso quotidiano: os cartões de crédito e os cartões pré-pagos.

Conhece a diferença entre os três cartões mais usados em Portugal e sabe mais informações sobre cada um destes.

 

Cartões de Débito

Os cartões de débito são os mais comuns e, regra geral, os primeiros feitos por qualquer português. Estes cartões permitem efetuar o levantamento, pagamento de serviços ou produtos, consultar o saldo de conta, entre outros, tudo relacionado à conta na qual se é titular.

As operações feitas com este cartão implicam uma subtração do saldo da conta de forma imediata, ou seja, se a conta não tiver saldo disponível, as operações não podem ser realizadas. Algumas das operações podem ter custos associados. Este cartão, recentemente, melhorou a sua tecnologia, adicionado a tecnologia Contactless que permite o pagamento de compras até 20€, usando apenas a proximidade do cartão ao TPA. Para que seja possível o seu uso, o TPA deve ter implementado este sistema tecnológico.

Nos cartões de débito existe, ainda, o cartão de débito diferido que é muito útil para pagamento de contas enquanto o saldo da conta não está disponível. Resumindo rapidamente, nestes cartões o pagamento pode ser realizado e o débito será feito posteriormente, numa data que será acordada entre o consumidor e o banco.

Existem, ainda, os cartões mistos que permitem, por exemplo, a opção de débito e de crédito com um mesmo cartão. Nestes cartões, aquando o pagamento, devemos escolher qual a opção que pretendemos – débito ou crédito.

 

Cartões de Crédito

Ao contrário dos cartões de débito, os cartões de crédito permitem fazer pagamentos através de um plafond previamente contratado, ou seja, um crédito. Sendo assim, não necessitas de ter dinheiro na conta bancária, o valor usado será pago posteriormente.

Dependendo do valor contratado, o reembolso à instituição pode ser feito numa determinada data na totalidade ou a prestações. Todas estas informações serão acordadas antes de usar o valor. Lembra-te que o não pagamento dentro do prazo acordado pode levar à implementação de juros.

Alguns cartões de crédito em Portugal permitem o pagamento de produtos e serviços, mas também o levantamento e transferência de saldo.

Para fazer um pedido de cartão de crédito deves começar pela comparação dos existentes no mercado e, feita a escolha, fazer uma simulação com a instituição financeira. Se for aceite, deves receber um cartão provisório e o cartão definitivo em pouco tempo, regra geral.

No entanto coloca todas estas questões antes da contratação de um cartão com a finalidade de crédito.

 

Cartões Pré-pagos

Os cartões pré-pagos permitem as mesmas operações que os cartões de débito, mas estes têm de ser associados, previamente, a uma conta bancária que irá disponibilizar o valor com um determinado limite, de forma antecipada.

Estes cartões são muito convenientes por permitirem ao consumidor manter o controlo dos seus gastos. Muitas empresas, inclusivamente, usam estes cartões para pagar o subsídio de alimentação aos seus colaboradores, como o Ticket Restaurant.

Existem outras opções para o cartão pré-pago, como o Ticket Educação e o Ticket Ensino.

As três opções são muito vantajosas para os colaboradores e para a própria empresa. Se para a empresa é conseguida a isenção da TSU e os custos a 100% (IRC), os colaboradores têm a isenção da TSU e a isenção do IRS – apenas no Ticket Restaurant.

 

Ticket Restaurant

O cartão pré-pago Ticket Restaurant é usado para subsidiar as refeições diárias dos colaboradores de várias organizações. Este pode ser usado em restaurantes, supermercados ou outros estabelecimentos, desde que alimentares.

Este cartão tem uma aplicação para dispositivos móveis, onde se pode consultar o saldo com regularidade, ou uma linha de apoio automática que está disponível 24 horas por dia.

Estes cartões pré-pagos oferecem diversas opções às empresas e aos colaboradores, assim como vantagens para ambos. Lembrando que todas as informações acima são relevantes, principalmente a nível de funcionamento e de possibilidades de crédito.

Caso esta forma de pagamento ainda não tenha sido implementada na empresa para a qual trabalha, porque não falar com a pessoa responsável? A sugestão fica no ar e acreditem que sempre se poupam alguns euros por não existirem descontos!

 

Manual da Poupança - www.wook.pt

2 comentários

Comentar post