Cartas
«Cartas não são ridículas são só notícias de alguém» junta duas jovens atrizes e também criadoras em palco para nos apresentarem através dum bom conjunto de personagens o que qualquer um de nós pode ser ou ter por perto. Em Cartas, Marta Pires e Raquel Leão vivem várias personagens simultaneamente, mostrando ao público como cada um pode ser e pensar, longe dos outros e como pode demonstrar através da escrita o que sente e o que quer viver.
Este projeto nasceu através de uma perfomance no Espaço do Teatro do Vestido onde o público era convidado a mostrar, através de cartas, a sua vida, contando o que quisesse. Através das respostas, as duas atrizes pegaram nas melhores escolhas e as que poderiam ser representadas para chegarem melhor junto da sua plateia e transformaram-nas em personagens, personagens essas que encaixaram num texto corrido que veio dar origem a este novo espetáculo, Cartas. Num projeto experimental do novo grupo NOC Teatro, estas Cartas conseguem chegar junto do seu público de um modo fantástico, já que as duas atrizes encaixam-se perfeitamente com a sua plateia para tornarem o ambiente envolvente, provocando até quem está à sua frente que pensa que está a ser desafiado a entrar no que está a ser mostrado.
Gostei de ver estas Cartas, no Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães, e embora tenha entrado na sala sem ideia do que ia ver, voltei para a casa com a sensação de que passei um bom serão em boa companhia, isto porque as cartas não são meros papéis que se escrevem, são excelentes contadoras de histórias de verdade ou do imaginário.
Embora seja um grupo recente, o NOC Teatro mostra-se bem concentrado no que está a apresentar e a preparar para os próximos tempos, podendo-se dizer que de novatos não têm nada.
Em jeito de desafio final, foi proposto ao público através da oferta de uma carta com o endereço da sede do grupo, que se escreva algo a contar uma história, a dar notícias sobre o que andamos a fazer e a pensar. Deixo aqui a morada para quem quiser escrever à Marta e à Raquel a contar algo sobre si e quem sabe as duas atrizes não tenham novas inspirações para futuros projetos!