Brincadeiras idiotas em torno de Maddie McCann
O lançamento do documentário da Netflix, O Desaparecimento de Madeleine McCann, voltou a colocar o caso entre as luzes da ribalta. Anos após o desaparecimento da menor, um dos casos mais populares da investigação portuguesa e internacional volta a ser lembrado e as teorias lançadas nesta produção Netflix são mais que muitas. Se uns acreditam que os pais são totalmente inocentes, existem os que afirmam o contrário ao verem depoimentos, provas e contraprovas mostrados neste polémico documentário que acaba por não ter um fecho por toda a situação ainda não estar finalizada. Afinal, o que aconteceu a Maddie McCann? As dúvidas continuam e as suposições são mais que muitas!
Com o regresso do caso à comunicação social, eis que também surgiu espaço para diversos comentários menos próprios serem publicados pelas redes sociais, tal como imagens de mau gosto, roçando mesmo o bizarro. É o caso da imagem que começou a circular de uma montagem numa caixa de uma pop figure onde a imagem de Maddie parece servir como mais um boneco que se encontra disponibilizado para a venda, como se fosse uma personagem de uma grande história do cinema, televisão ou da cultura pop em geral.
Claro que o casal McCann, Kate e Gerry, não gostou de ver esta imagem a circular, como seria de esperar, considerando que os seus criadores não passam de «idiotas» por considerarem esta partilha «incrivelmente ofensiva». Na verdade esta situação é deveras ofensiva, como referem os McCann. Primeiro, o caso não está fechado, não se sabendo realmente o que aconteceu, somente que uma criança desapareceu e o seu rasto não foi encontrado. Depois, brincar e gozar mesmo com a morte ou desaparecimento de alguém é pedir para ser julgado por toda uma sociedade que não deve aplaudir este tipo de paródia negra sem qualquer tipo de graça. Se o filho do autor desta imagem desaparecesse iriam gostar que fizessem imagens a brincar e parodiar toda a situação, sem se respeitar a dor, sejam estes pais culpados ou inocentes, existe sempre a dor a respeitar, tal como o outro lado familiar que de certo não tem culpa alguma de toda esta situação.
A sociedade nos dias que correm não se respeita, não existindo o mínimo de consideração pelo próximo e imagens deste tipo são cada vez mais uma constante com o recurso a situações de mau gosto como forma de fazer piadas. Criaturas incongruentes que elaboram este género de imagens, comentários e afins, pensem, cresçam e reflitam muito bem antes de exporem estas situações nestes termos que de graça nada têm. Hoje brincam com o mal dos outros, amanhã esse mesmo mal pode virar-se contra quem se acha capaz de enfrentar todo o tipo de problemas.
Uma brincadeira de bastante mal gosto, esta é a verdade!