Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Breve História de Amor

Breve História de AmorO que dizer sobre Breve História de Amor, o livro que Tiago Rebelo lançou em 2011 e que através de vários mini contos relata várias histórias de amor? Um vazio foi o que senti quando terminei esta leitura que foi prolongada e interrompida para poder entregar-me a outras obras bem mais atraentes e com histórias fortes.

Rebelo é um dos meus autores portugueses preferidos mas com este seu trabalho deixou-me algo desiludido por parecer que estas breves histórias de amor foram feitas só a pensar nas vendas que os seus livros alcançam, deixando de lado os bons romances com que tem presenteado os seus leitores.

Vidas cruzadas e desembrulhadas em poucas palavras, histórias contadas de forma rápida e sem o grande envolvimento habitual, dando a sensação de que qualquer pessoa com o mínimo de jeito para a escrita conseguiria fazer algo do género e melhor. Este livro não revela nada de novo, não consegue comunicar e ao ser tão vazio acabou por não criar qualquer laço comigo. 

Será que Tiago Rebelo quando escreveu estas histórias de amor estava a passar por uma má fase da vida? Não gosto de contos, muito menos de mini contos, mas estas escrituras do autor são tão leves que dão dó perceber que tal livro foi lançado sem qualquer sentido de revelar amores extraordinários, para mais quando as situações descritas são tão banais como beber em demasia e ficar tonto após alguns minutos.

Um livro totalmente desinteressante e que me deixou de pé atrás depois das boas surpresas que o autor me deu no passado com O Tempo dos Amores Perfeitos e Romance em Amesterdão, por exemplo.