Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Boneca de Luxo [Truman Capote]

boneca de luxo.jpg

Autor: Truman Capote

Editora: Dom Quixote

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Junho de 2009

Páginas: 120

ISBN: 978-972-20-3132-5

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Holly Golighly é mais do que uma boneca de luxo. Deslumbrante, espirituosa e ternamente vulnerável, inquietando as vidas dos que com ela se cruzam, é retratada por Truman Capote em Breakfast at Tiffany’s (Boneca de Luxo), um romance tocante e singelo sobre a amizade, que constitui uma autêntica história de sedução. 

Verdadeiro clássico da literatura americana contemporânea, nele se inspirou Blake Edwards para o filme homónimo protagonizado por Audrey Hepburn.

 

Opinião: Boneca de Luxo é um dos clássicos mundiais da autoria de Truman Capote que através da facilidade que conta a história conquista o leitor que se vê confrontado com a vida de Holly logo a partir das primeiras páginas, sem querer parar de saber o que terá acontecido a esta jovem mulher que vê desfilar todas as oportunidades para ficar bem na vida, mas é como acompanhante que consegue viver. 

Através de um narrador que vive no mesmo edifício de Holly e que a mesma batiza por Fred, o nome do seu irmão, vamos conhecendo o dia-a-dia desta jovem solitária, de horários trocados, dona de um certo mistério e detentora de uma sensualidade única. O que fará Holly para ter hábitos de vida diferentes dos restantes residentes do prédio onde habita em Nova Iorque? Aos poucos o leitor é convidado a conhecer os encontros ocasionais de Holly com o seu vizinho Fred que vai ganhando espaço e lugar na vida desta figura noturna que parece ter na solidão uma arma forte contra os que a rodeiam. 

Escrito nos finais de 1950, Boneca de Luxo retrata de forma perspicaz o sonho de jovens de todos os tempos em alcançar a fama e o êxito, mesmo que se comentam erros e se caia em perigosas mentiras que mudam uma vida. Incentivada por um agente de Hollywood para brilhar como atriz, Holly parte de um meio pequeno para a grande cidade com a finalidade de encontrar oportunidades para que aos poucos o seu nome se torne conhecido, só que o interesse pela vida e dinheiro fáceis tornam-se bem mais atraentes, o que aliado à sua beleza e juventude atrai os homens poderosos e influentes, só que nem tudo corre da maneira que a jovem deseja. 

Criando laços com os seus amigos do sexo masculino e sem deixar que o amor apareça na sua vida, Holly usa o seu poder de sedução para atrair mas Capote vai mostrando que poucos os conquistados conseguem chegar onde querem com esta acompanhante de luxo. Recorrendo a um bom jogo de cintura para deixar o sexo masculino rendido, sem o proveito final e com gastos extra que não pagam as ideias da jovem para não vender o seu corpo, Holly não se prostitui por nada mas isso não é percetível de forma tão fácil ao longo de parte da leitura. 

Ao longo de toda a narrativa e para além da vida mundana, Holly tem visitas semanais a uma prisão e por muito que não se dê atenção a este facto, é aqui que está parte do desvendar desta história que cativa através da sensibilidade narrativa possível pela forma como a amizade entre Fred e a vizinha vai sendo desenvolvida. Contando o presente e descobrindo um passado com um casamento falhado, esta é uma história tão simples mas criada e desenvolvida com o recurso fantástico de ter várias fases e reviravoltas ao longo do tempo que tudo flui com uma naturalidade e envolvimento incríveis. 

Sinceramente acreditava que mesmo sendo um livro com um número de páginas reduzido que iria ter para leitura uma intrínseca e pesada história que não me iria dizer muito, mas não. Truman Capote escreve com uma perfeição e sensibilidade perfeitas para tocar o leitor com a finalidade de o acolher junto dos seus excelentemente desenvolvidos personagens que são tão humanos que parecem que convivem lado a lado com o leitor que se concentra neste livro por umas horas de forma tão sincera como o autor o parece ter escrito.