Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

20
Abr19

Becoming, A Minha História | Michelle Obama

O Informador

becoming michelle obama.jpg

Título: Becoming, A Minha História

Autor: Michelle Obama

Editora: Objectiva

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Novembro de 2018

Páginas: 480

ISBN: 978-989-6560-58

Classificação: 5 em 5

 

Sinopse: Protagonista de uma vida plena e bem-sucedida, Michelle Obama tornou-se numa das mulheres mais emblemáticas e incontornáveis da nossa era. Como Primeira-dama dos Estados Unidos da América, e primeira afro-americana a desempenhar esse papel, ajudou a criar a Casa Branca mais acolhedora e inclusiva da história, ao mesmo tempo que se estabeleceu como uma poderosa defensora de mulheres e meninas nos EUA e em todo o mundo, mudando drasticamente a forma como as famílias procuram uma vida mais saudável e activa, estando sempre ao lado do marido enquanto este conduzia os destinos dos EUA, acompanhando alguns dos seus momentos mais angustiantes. Ao longo do caminho, Michelle Obama mostrou-nos ainda alguns passos de dança, deu-nos a conhecer a sua mestria no Karaoke, e criou duas filhas sob uma pressão mediática implacável.

Nas suas memórias, uma obra de reflexão profunda e uma narrativa fascinante, Michelle Obama convida os leitores a entrar no seu mundo, relatando as experiências que a moldaram -- desde a infância na zona sul de Chicago, passando pelos anos como executiva, equilibrando as exigências da maternidade e o trabalho, até ao tempo passado no endereço mais famoso do mundo. Com honestidade e inteligência, descreve os seus triunfos e decepções, públicas e privadas, contando a história completa de como viveu, nas suas próprias palavras. Terno, sábio e revelador, Becoming é um relato íntimo de uma mulher de alma e substância que desafiou constantemente as expectativas - e cuja história nos inspira a fazer o mesmo.

 

Opinião: Fantástico é a palavra que melhor descreve o livro Becoming, de Michelle Obama! Sim, esta obra que retrata na primeira pessoa a vida e obra já feita por Michelle Obama é daquelas narrativas tão boas que mesmo com o final apetece continuar a saber o que foi acontecendo ao longo dos seus anos, antes, durante e após a passagem pela Casa Branca. 

Confesso que não sabia muito da ex-primeira-dama nem mesmo do seu marido, tirando as informações básicas, que nós em Portugal, fomos tendo através dos meios de comunicação, mas com este livro fiquei rendido tanto a Michelle como à própria família Obama pela humanidade com que tudo é relatado neste livro que vai para além de vivências, sendo uma autêntica verdade e boa fonte de inspiração que são transmitidas através de uma forte gentileza e empatia que são passadas pela forma como tudo é contado. 

Falando de política mas indo muito além dessas experiências passadas ao longo dos oito horas na Casa Branca e da preparação para que as coisas acontecessem, em Becoming, Michelle relata tudo, dos seus momentos de criança, até ao momento em que viu Barack pela primeira vez na vida. O nascimento das filhas, a passagem para o grande monumento mundialmente conhecido, os anos de esforços, luta, satisfação e conquistas, e o adeus, onde a opinião sobre o que foi deixado e quem ficou é bem vincada. Este relato pessoal não é um retrato somente político, é sim um desfiar de memórias, tanto dos bons momentos passados em família como dos maiores pesadelos políticos que acabaram por pesar dentro do núcleo duro dos Obama e também no seio dos membros de confiança com que a família se foi auxiliando ao longo dos anos. 

Becoming é acima de tudo uma demonstração de feminismo que vai para além dessa premissa, debatendo e mostrando a luta pela igualdade entre homens e mulheres e essencialmente o que a comunidade negra passava há décadas atrás e continua a enfrentar entre uma sociedade que se diz evoluída mas que na realidade muito ainda existe por fazer. Enquanto primeira-dama, Michelle lutou em diversas frentes pela igualdade de género, racial e de sexo, abrindo vários momentos de debate social que acabaram por dar frutos, essencialmente porque mostrou como é nascer negro e pobre, enfrentar um mundo de brancos ricos mas conseguir conquistar o seu lugar numa escola de renome que a lançou para bons empregos até chegar onde chegou já ao lado de Barack Obama. 

Neste livro encontrei uma mulher que podia ser qualquer outra, a relatar uma vida real, sem criar malabarismos e artifícios para embelezar o que quer que seja. Muito foi contado, alguns detalhes sobre a sua vida deixaram-me de boca aberta pela surpresa como de forma simples tudo foi sendo descrito. Se Michelle quisesse podia ter omitido vários pormenores da sua vida, mas não, a senhora Obama quis que todos soubéssemos o que passou e o que viveu até chegar ao lugar de topo dos EUA ao lado do marido. Becoming é uma demonstração de genuinidade inteligente de Michelle que fez os seus relatos de forma engraçada, sem ofensas e interferência de omissões, contando a verdade de uma forma em que arrisco até a dizer que este livro foi criado de forma falada através de gravação e depois sim passado para papel.

A forma como tudo é contado, a simplicidade gramatical e verbal, e a simplicidade com que tudo chega junto do leitor mostram como esta poderosa mulher sempre manteve a sua postura, sem deixar que o sucesso a fizesse olhar somente para si. Pensou sempre primeiramente na família e nas crianças que precisavam de alguém que lute por elas. Assim o tem feito e continua a fazer por saber o que passou até conseguir sobreviver por si e ajudar quem ficou para trás. 

Becoming, A Minha História, de Michelle Obama é das melhores leituras pessoais que li até hoje. Em algum momento hesitei em parar esta leitura, não existindo qualquer ponto em que ficasse na dúvida sobre a veracidade sobre o que estava perante os meus olhos, palavra por palavra. Nestas memórias vi verdade, em tudo vi Michelle, a mulher, mãe, filha e amiga, através dos inúmeros apontamentos reveladores de honestidade, onde a inspiração e a admiração por esta mulher imperam entre a simplicidade e a verdade.

 

Compra o teu exemplar de Becoming, A Minha História, AQUI!

30-a-50-nobel-literatura-mrec

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Comentários recentes

Pesquisar

Atual Leitura
Top mais vendidos Wook