Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Bairro das Cruzes | Susana Amaro Velho

Aurora Editora

bairro das cruzes capa.jpg

Título: Bairro das Cruzes

Autor: Susana Amaro Velho

Editora: Aurora Editora

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Maio de 2023

Páginas: 260

ISBN: 978-989-9150-22-5

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Uma família. Um laço inquebrável. Um segredo que atravessa o tempo.

O Bairro das Cruzes é a história da Luísa. E da Rosa. É a história das cruzes que se carregam desde a infância e que condicionam escolhas. Caminhos que se seguem e outros que se evitam. O Bairro das Cruzes mistura comunistas e PIDE e sobrevive às cheias de Lisboa. Carrega um fardo pesado e agarra à terra quem lá nasceu.

Numa história que podia muito bem ser a nossa, Susana Amaro Velho mostra-nos como as raízes, a família e os laços que criamos na infância podem influenciar-nos para sempre. Faz-nos rever os nossos avós, numa narrativa rápida e pontuada por detalhes cheios de humor, num romance que revela as gentes e as histórias do Portugal dos anos setenta.

 

Opinião: Em Mafra o leitor encontra pela voz de Luísa o Bairro das Cruzes. Dividido por dois espaços temporais iniciais, 1963 e 2023, este romance é aquele bombom agradável de ser encontrado para nos remeter para as nossas memórias, para um passado onde fomos crianças felizes, onde corremos e ficamos com nódoas negras, mas fomos livres nas ruas de bairros e aldeias deste nosso país.

Na história encontramos as primas Luísa e Rosa, tão distintas entre si e com uma criação única que não corresponde às desigualdades com que se tornaram mulheres. Se por um lado encontrei neste romance uma Luísa sensível, trabalhadora e guerreira, capaz de arregaçar as mangas para não deixar ninguém para trás, mesmo que lhe tentassem passar a perna, por outro conheci uma Rosa amarga, egoísta e provocadora como os espinhos característicos da planta com o mesmo nome. Ambas cresceram num bairro com o Estado Novo a mexer com as regras do país, onde a liberdade de expressão e o futuro estavam comprometidos, ambas tornaram-se mulheres adultas e mães, só que o destino não as conduziu pelos mesmos caminhos e as desigualdades são bem notórias entre si.

Bairro das Cruzes é um romance muito nosso, muito português, que nos convida a percorrer caminhos passados vividos e com história. Aqui existe família, existe amizade e existe acima de tudo amor e desgostos, mas isto não são todas as nossas vidas perante uma sociedade feita de contrariedades a necessitar de perdão? Esta é uma história familiar que podia ser a nossa, e de certo que cada leitor irá encontrar um pouco de si nestas páginas tão bem escritas onde a sensibilidade e a emoção tomam lugar para levarem o leitor a um bom porto de abrigo onde a balança entre o bem e o mal está bem presente.

A minha primeira experiência com um romance de Susana Amaro Velho a correr muito bem e a deixar-me curioso para conhecer novas personagens de outro bairro!

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Bairro das Cruzes, de Susana Amaro Velho

bairro das cruzes.webp