Atual leitura... O Pintassilgo
O Pintassilgo é daqueles livros que tenho há vários meses em espera para conseguir pegar-lhe num período de férias e levar a sua leitura até ao fim em poucos dias. Este é o desejo e neste período de férias em Outubro trouxe na mala esta volumosa obra de Donna Tartt para a tentar despachar de uma assentada pelos próximos dias e não andar com este livro atrás por semanas e semanas em período laboral. Será que conseguirei devorar o Vencedor do Prémio Pulitzer numa semana e ao mesmo tempo que outras leituras vão surgindo aqui e ali? Prometo que vou tentar!
Theo Decker, um adolescente de 13 anos, vive em Nova Iorque com a mãe com quem partilha uma relação muito próxima e que é a figura parental única, após a separação dos pais pouco antes do trágico acontecimento que dá início a este romance. Theo sobrevive inexplicavelmente ao acidente em que a mãe morre, no dia em que visitavam o Metropolitan Museum. Abandonado pelo pai, Theo é levado para casa da família de um amigo rico. Mas Theo tem dificuldade em se adaptar à sua nova vida em Park Avenue, e sente a falta da mãe como uma dor intolerável. É neste contexto que uma pequena e misteriosa pintura que ela lhe tinha revelado no dia em que morreu se vai impondo a Theo como uma obsessão. E será essa pintura que finalmente, já adulto, o conduzirá a entrar no submundo do crime.
O Pintassilgo, vencedor do Prémio Pulitzer 2014, é um livro poderoso sobre amor e perda, sobrevivência e capacidade de nos reinventarmos.. Uma brilhante odisseia através da América dos nossos dias, onde o suspense e a arte são dois elementos decisivos para agarrar o leitor.
- O melhor livro do ano 2013 na Amazon.com
- Um dos dez melhores livros de 2013, pelo The New York Times