Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

As Coisas Que Faltam | Rita da Nova

Manuscrito

as coisas que faltam.jpg

Título: As Coisas Que Faltam

Autor: Rita da Nova

Editora: Manuscrito

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Fevereiro de 2023

Páginas: 256

ISBN: 978-989-9087-58-3

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Quando tinha oito anos, Ana Luís pediu pela primeira vez para conhecer o pai. Era muito comum a mãe dizer-lhe que não a tudo - não, não podia ir para casa das colegas porque tinha de estudar; não, não podia comer gelados porque eram só gelo e açúcar. De todas as respostas negativas que estava habituada a receber, porém, aquela foi a que doeu mais.

Ana Luís cresce a sentir que lhe falta algo e que não pertence a lado nenhum. A convivência com a mãe, uma mulher fria e dominadora, aprisiona-a num lugar solitário.

É na figura do pai que deposita todas as suas esperanças: ele é a peça do puzzle que falta e, quando o conhecer, a sua vida vai finalmente fazer sentido e sentir-se-á completa.

As Coisas Que Faltam, o tão aguardado romance de estreia de Rita da Nova, traz-nos a história de uma mulher à procura do seu lugar no mundo.

Numa trama de densidade emocional crescente, a autora explora com destreza a complexidade da identidade humana, a importância do círculo familiar e as histórias que se repetem, às vezes de geração em geração.

 

Opinião: Ana Luís cresceu sem a presença da figura paterna e quando somos convidados a conhecer esta figura solitária encontramos uma história de tristeza que consegue partir corações. É através da procura do que nos faz falta e que acreditamos que possam ser pontos essenciais para atingir a felicidade que percorremos o caminho desta jovem mulher, do seu passado conturbado a um presente onde várias respostas acabam por ser dadas pelas piores razões.

Em As Coisas Que Faltam a procura da verdade revela toda a essência que Rita da Nova colocou na sua escrita quando deixou que a simplicidade das palavras cresça perante a emoção que vai sendo relatada num enredo vulgar valorizado pela dimensão que é criada em torno dos sentimentos de perda e frustração pela procura de respostas de uma criança que se tornou mulher e que sempre se sentiu diferente de quem tinha mãe e pai presentes.

As Coisas Que Faltam é a história que podia ser contada por mim, pela forma corrida, simples e sem floreados como que é contada. Aqui abracei vidas enquanto me fizeram companhia por existir força de vontade para se procurar a essência de protagonistas reais por existir uma Ana Luís onde menos acreditamos nesta sociedade feita de correria e egos, esta Ana Luís é real, está no meio de nós, em qualquer ponto e isso é sentido em cada momento relatado.

A Rita da Nova surpreendeu-me pela positiva, já que segui para esta leitura com uma ideia de razoável e acabei convencido pela normalidade com que tudo é contado, o que destaco como um ponto bem positivo e que faz com que possa recomendar As Coisas Que Faltam.

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de As Coisas Que Faltam, de Rita da Nova

as coisas que faltam capa.webp