Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Almoço de Domingo | José Luís Peixoto

Quetzal Editores

almoço de domingo.jpg

Título: Almoço de Domingo

Autor: José Luís Peixoto

Editora: Quetzal Editores

Edição: 2ª Edição

Lançamento: Abril de 2021

Páginas: 264

ISBN: 978-989-722-460-7

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Um romance, uma biografia, uma leitura de Portugal e das várias gerações portuguesas entre 1931 e 2021. Tudo olhado a partir de uma geografia e de uma família.

Com este novo romance de José Luís Peixoto acompanhamos, entre 1931 e 2021, a biografia de um homem famoso que o leitor há de identificar — em paralelo com história do país durante esses anos. No Alentejo da raia, o contrabando é a resistência perante a pobreza, tal como é a metáfora das múltiplas e imprecisas fronteiras que rodeiam a existência e a literatura. Através dessa entrada, chega-se muito longe, sem nunca esquecer as origens. Num percurso de várias gerações, tocado pela Guerra Civil de Espanha, pelo 25 de abril, por figuras como Marcelo Caetano ou Mário Soares e Felipe González, este é também um romance sobre a idade, sobre a vida contra a morte, sobre o amor profundo e ancestral de uma família reunida, em torno do patriarca, no seu almoço de domingo.

 

Opinião: Uma verdadeira viagem no tempo e pela vida de um dos homens que mais tem marcado a história de Portugal pela forma que sempre mostrou pela luta pelos seus sonhos e objetivos, permanecendo sempre na sua vida o apoio aos outros e a vontade de fazer mais e melhor muito para também poder partilhar. Rui Nabeiro, o senhor Delta, é o grande protagonista de Almoço de Família, a biografia que José Luís Peixoto tornou real para dar a conhecer o homem que criou o império do café no nosso país, sem medos, enfrentando as oscilações económicas e as alterações políticas ao longo de quase um século de vida. Rui é o homem do café e através da leitura desta obra viajei, convivi e conheci o seu núcleo e as suas vivências, da família às viagens de negócios onde não faltaram os convívios com grandes nomes da nossa História, de Marcello Caetano a Mário Soares e Jorge Sampaio, de Portugal para o Mundo sem esquecer em algum momento as terras de Campo Maior que sempre foram suas e de que tem cuidado. Almoço de Domingo não é apenas uma biografia de Rui Nabeiro, é um retrato real de Portugal.

A ligação com os que o viram crescer, formar família e o grande grupo empresarial e os que nunca deixou para trás, fazendo o bem, criando postos laborais, acolhendo quem chegava, criando postos de trabalho, aumentado a vila de Campo Maior com infra estruturas essenciais para todos. O Sr. Delta é a grande figura da vila alentejana onde é o maior responsável pela criação de empregos que têm ajudado a fixar famílias. Nesta história real fui convidado a encontrar um empresário que nunca baixou os braços desde 1961, quando criou a marca Delta, tendo conquistado e unido esforços para seguir o seu caminho e estar sempre presente, sem muito delegar e sempre ao dar a cara nos bons e maus momentos financeiros que foi passando ao longo do percurso.

Convivendo entre os passados na primeira pessoa e o presente, este romance mostra a forma de estar e saber lidar com os outros do Sr. Delta, como optei por apelidar Rui Nabeiro ao longo da leitura. Com uma lucidez evidente aos 90 anos para recuperar as suas principais memórias sobre lugares, gentes, acontecimentos e situações, muito é contado neste Almoço de Família, mas existe uma pessoa especial e que sempre o acompanhou na jornada da vida, a sua esposa Alice. A forma como a companheira de vida de Rui Nabeiro é retratada pelo próprio é motivo de emoção por perceber que o orgulho e cuidado mútuo sempre existiu como um verdadeiro conto de fadas do «era uma vez...». Os primeiros olhares, o início de namoro, casamento e primeira gravidez, os netos, os bisnetos, todos rodeados de Amor que foi conquistado com o tempo e a boa vontade até chegar o evento celebrativo dos 90 anos de Rui, o Almoço de Domingo, com centenas de convidados, entre família, amigos e conhecidos desde sempre, a festa celebrativa da boa vontade aconteceu e este livro é a constatação de que os melhores merecem ser recordados ainda em vida.

Com um estilo bem caraterístico, José Luís Peixoto deu voz à verdade, cativando pela sua escrita e sensibilidade o leitor que se deixou conquistar pelo Sr. Delta, ajudando a transmitir com intensidade a mensagem de forma comovente e sincera, sem necessitar de criar para além dos factos. Afinal de contas cada um de nós, leitores, somos um convidado do Almoço de Domingo onde memórias foram recordadas e passaram a ficar eternizadas através das palavras escritas... Senti vida!

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Almoço de Domingo, de José Luís Peixoto

almoço de domingo capa.jpg