Alice no País das Maravilhas
Alice no País das Maravilhas está no imaginário de todos os adultos e os mais pequenos agora além de ouvirem a história original de Lewis Carroll podem também ver a versão teatral deste espetáculo no palco do cinema.
Sofia Arruda encabeça o elenco da produção da Yellow Star Company que já conta com mais de um ano pelos palcos nacionais, tendo corrido o país depois de no ano passado ter esgotado a sala do UCI El Corte Inglês. Neste espetáculo bem sucedido somos transportados para o fantástico mundo onde os animais falam com os humanos e as flores têm sentimentos bem reais. Uma Rainha de Copas maléfica e um Chapeleiro bem humorado e sempre de pé atrás para com as mudanças no seu mundo, Alice chega ao paraíso para sonhar e consegue, tal como é pretendido, levar a sua imaginação em diante.
Desenhado e pensado para conquistar os mais pequenos, esta produção também me conquistou. De início confesso que tive algum receio da junção entre palco e ecrã mas depois acabei por dar a mão à palmatória, percebendo que neste espetáculo a união é bem feita. Um elenco onde os grandes nomes artísticos não estão em destaque e que cumpre na perfeição com uma Sofia Arruda mais jovial que nunca numa personagem que assim o exige. Por momentos o público é convidado a viajar até ao mundo imaginário onde tudo pode acontecer, existindo alterações perante a história original, mas o palco e o tempo assim o exigem para um bom desenrolar da acção.
Para quem quiser ir ao cinema nos próximos dias com ou sem a companhia dos mais pequenos e não sabe que filme escolher, aqui está uma boa opção teatral que está em palco numa sala de cinema lisboeta.
Era uma vez uma menina chamada Alice, que encontra um coelho branco falante. Curiosa, Alice decidiu segui-lo. Ao ver que o estranho coelho entrava numa toca, espreitou, espreitou e… caiu dentro de um enorme buraco, repleto de diversos animais e plantas que falam, um Chapeleiro doido uma Lebre de Março, também doida, um gato que ri e uma Rainha de Copas, que gosta muito pouco de intrusos no seu reino, o fantástico País das Maravilhas, onde Alice agora vai viver as mais estranhas experiências.
Depois de muitas aventuras e devido a tanta azáfama, Alice acaba por adormecer. Quando acorda apercebe-se que está no jardim da sua casa. Terá sido um sonho…?!
Produção Yellow Star Company
Adaptação: Paulo Sousa Costa baseado nos textos originais “As Aventuras de Alice debaixo da Terra” (“As Aventuras de Alice no País das Maravilhas”) e “Alice do Outro Lado do Espelho” de Lewis Carroll.
Encenadores: João Didelet e Paulo Sousa Costa
Elenco: Sofia Arruda, Isabel Ribas, Fábio Alves, Samuel Alves, Sérgio Ferreira, Diogo Garcia, David Fernandes, David Pereira, João Santos, Anilson Silva, Daniel Pereira
Músicas:
"Roda Deeng, Dang, Dung" - letra: Paulo Sousa Costa, música: Tiago de Sousa Derriça (1:56)
"O mundo só para mim" - letra: Paulo Sousa Costa, música: Tiago de Sousa Derriça (2:00)
You're Old Father William - Richard Hartley - Alice in Wonderland
Magic Mushroom (0:52) Richard Hartley - Alice in Wonderland
Little Pig (0:41) Richard Hartley - Alice in Wonderland
Zawawa – Canção Tradicional Japonesa - versão de Carla Baptista incluída no album - World Music For Babies
Créditos da voz do Gato Só Riso – Pedro J. Ribeiro
Musica Original: Tiago Derriça
Direção musical: João Pires
Direção musical e correpetição: Tatiana Almeida
Sonoplastia: Pedro Freitas, Telmo Gomes
Coreografia: João Hydalgo
Vídeos: Activooh
Cenografia e Figurinos: Ana Paula Rocha
Ceramista Ana Westerlund
Estagiário de Adereços: Rita Santos
Produção e desenvolvimento de guarda roupa: Iza Van Atelier
Com assistência da Maria da Glória Dias
Joias: Sílvia Teles
Apoio à construção cenográfica: Marco Ribeiro
Cabelos e Caracterização: Fátima Sousa
Desenho de Luz: Sérgio Moreira
Técnico de Som: Pedro Freitas
Técnico de Luz: Ricardo Silva
Direção de Cena: Adilson Gomes
Ficha Técnica
Direção Artística: Paulo Sousa Costa
Direção de Comunicação: Carla Matadinho
Produção Executiva: João Didelet
Direcão de Produção: Margarida Lourenço
Produção: Raquel Barão | Marta Gomes | Adilson Gomes | Catarina Crisóstomo | Rita Silva | Patrícia Pacheco | Vanessa Moreira | Carolina Guedes | Ana Cristina Silva | Inês Santos | Maria João
Diogo Pires Fotógrafo | José Correia Fotógrafo
Design Gráfico | Miguel Carvalho
Lisboa – 03 a 27 de Dezembro no UCI El Corte Inglés
Sábados às 16h00, Domingos às 11h00
Sessões Especiais para Escolas: Terça a Sexta às 11h00 e às 14h00