Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

08
Mar19

A Sombra do Passado | Nikola Scott

O Informador

a sombra do passado livro.jpg

Título: A Sombra do Passado

Título Original: My Mother's Shadow

Autor: Nikola Scott

Editora: Círculo de Leitores

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Fevereiro de 2019

Páginas: 394

ISBN: 978-972-42-5229-2

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: 1958. A bela e inocente Elizabeth Holloway vai passar o verão a Hartland, uma magnífica propriedade no litoral do condado de Sussex, no Sul de Inglaterra.

Para a jovem, os Shaws são um modelo de sofisticação. Contudo, quando Elizabeth se apaixona, ninguém a avisa de que os seus sonhos são perigosamente ingénuos. Quarenta anos mais tarde, a filha de Elizabeth, Addie, encontra uma estranha à sua porta que afirma ser sua irmã gémea. Addie recusa-se a acreditar na declaração - até que o seu pai admite que as circunstâncias do seu nascimento não foram as que ela supõe.

A revelação desafia tudo o que Addie achava que sabia sobre a mulher brilhante e difícil que tinha sido a sua mãe. Agora, ela e a sua nova irmã Phoebe vão descobrir a extraordinária história de uma criança perdida, e o segredo de um verão radioso que mudou a vida de uma mulher para sempre.

 

Opinião: Numa história que junta de forma inteligente duas linhas temporais que se complementam, A Sombra do Passado retrata a descoberta de segredos familiares que acabam por criar alguma deceção entre os seus protagonistas.

Numa história comovente, a vida de Elizabeth vai sendo contada ao mesmo tempo que a sua filha Addie vai descobrindo um passado que lhe modificou a vida. Um ano após a morte de Elizabeth e no dia de celebração do dia, os segredos do passado surgem quando uma figura desconhecida aparece e se afirma ser irmã gémea de Addie. Phoebe aparece, após quarenta anos, para procurar o seu verdadeiro passado que nunca lhe foi contado pelos país adotivos. 

Através de retiradas do diário de Elizabeth é revelado muito do que aconteceu e que ajudaram a influenciar as suas decisões. Perdeu a sua própria mãe cedo demais, ficando sem o seu pilar, sobrando um pai austero e cruel. Depois apaixonou-se sem conhecer os contornos de quem estava do outro lado, deixando-se levar pela paixão e pela magia da mesma. Engravidou e ficou sozinha, contra uma sociedade de julgamentos que prejudicam vidas e alteram o rumo de quem só quer ter o que tem direito. Sem o amor do seu lado e sem o apoio familiar, Elizabeth acabou por se ver rejeitada, sozinha e com a necessidade de enfrentar uma gravidez escondida e mal vista na época.

Confrontada nos tempos atuais com a verdade e procurando saber algo sobre o passado familiar e as razões que levaram à separação da sua irmã, Addie é daquelas personagens que lutam, com uma evolução incrível, crescendo em confiança perante as suas vontades e não a que os outros querem para si. Nunca entendendo as razões pelas quais a sua mãe exigia mais de si do que dos irmãos, Addie começa por esse ponto a perceber que valia por duas e existia uma mágoa em Elizabeth por não ter conseguido ficar com as suas gémeas juntas. Esta é daquelas personagens centrais de um romance que apaixona e consegue logo conquistar pela força que vai adquirindo ao longo da narrativa. Ao lado de Phoebe, a sua irmã agora descoberta, partem na procura da verdade de ambas, querendo saber as justificações que levaram às decisões de uma mãe que sempre mostrou felicidade e que afinal, só depois de morta, se percebeu que escondeu grandes segredos por ter sofrido através de enganos, traições e julgamentos. Felizmente conseguiu encontrar o seu caminho junto de quem tudo assumiu a favor da felicidade, mas a verdade surgiu e é necessário remexer no que magoa para se descobrir quem realmente sempre esteve do seu lado. Gémeas mas bem distintas, com vidas separadas e bem diferentes que fizeram com que também as personalidades e formas de olhar para o futuro seja distante. O complemento existe e a atração entre quem nos pertence ajuda a aproximar os opostos para uma relação quase perfeita. 

Numa criação que conta com uma escrita simples, corrida, perspicaz, misteriosa e bem descritiva, Nikola Scott consegue com esta sua primeira obra surpreender, conquistando pela boa história retratada por também aliar duas linhas temporais que se complementam como justificação. Não existem duas linhas em A Sombra do Passado, existindo sim a mesma história onde o passado vai tendo continuidade no presente. Tudo o que vai sendo descrito através do diário de Elizabeth vai sendo debatido no presente através de novos factos e explicações numa ligação exemplar entre ganchos que se complementam.

Um bom romance de estreia em que Nikola Scott mostra que os anos como editora de grandes nomes literários a ajudaram a perceber o caminho exato a seguir para conquistar! A Sombra do Passado é uma boa opção para quem gosta de ler dramas familiares. 

 

Compra o teu exemplar de A Sombra do Passado, AQUI!

a sombra do passado wook.jpg

guerra-dos-tronos-mrec

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Comentários recentes

  • Cláudia C Silva

    Tive exactamente o mesmo pensamento que tu: deixa...

  • Anónimo

    Votos de umas boas férias numa bela cidade de Amor...

  • Anónimo

    Eu também ando assim! Ainda hoje de manhã estava a...

  • O Informador

    Desenhos animados também choro, e até te digo que ...

  • Anónimo

    Este seu texto podia ter sido escrito por mim de t...

Pesquisar

Atual Leitura
Top mais vendidos Wook