Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

A recuperar o Goodreads

goodreads.png

No início da semana partilhei o desabafo sobre ter perdido tudo o que havia publicado no Goodreads sobre as minhas leituras. É um facto, perdi todas as opiniões que pela rede social tinha partilhado e fiquei irritado por umas horas por tal ter acontecido. No entanto e após perceber que não existia solução da parte dos serviços do Goodreads, que pelos vistos não têm forma de recuperar o que apagamos, eis que coloquei mãos no teclado e rato, olhos no ecrã, e entrei ao serviço.

Comecei nesse mesmo dia a percorrer todas as publicações aqui do blog sobre a partilha de opinião das leituras que fui fazendo ao longo dos anos e inserindo de novo tudo no seu devido lugar na rede literária. A tarefa não foi fácil de início porque tinha mais de quatrocentos livros registados, praticamente quinhentos até, no entanto, com a ajuda numa primeira ronda aqui do blog já consegui inserir mais de trezentos registos e o próximo passo será só anotar os mais antigos, aqueles que não foram lidos antes mesmo deste espaço existir e esses só ficarão registados como tendo sido lidos sem grandes opiniões, já que a memória não é assim tão boa para conseguir agora elaborar textos de opinião de leituras feitas há mais de doze e quinze anos. Foram horas e mais umas quantas tenho pela frente para voltar a ter a biblioteca doméstica toda registada mas aos poucos as coisas vão sendo feitas. 

Um mal que podia ter evitado se não fosse a minha distração e ousadia de clicar onde não devia. Agora é tentar remediar como possível para voltar a ter tudo no seu devido lugar no Goodreads e isso só está a ser possível porque tenho tudo registado aqui pelo blog, caso contrário podia afirmar um «já era» definitivo.