A Maldição | Lourenço Seruya
Cultura Editora
Título: A Maldição
Autor: Lourenço Seruya
Editora: Cultura Editora
Edição: 1ª Edição
Lançamento: Março de 2022
Páginas: 384
ISBN: 978-989-9096-23-3
Classificação: 4 em 5
Sinopse: A mais recente investigação do inspetor Bruno Saraiva leva-o até ao Teatro da Passagem, em Lisboa.
A Pedra do Pecado foi representada apenas duas vezes em Portugal, uma em 1977 e outra em 1982. Foram encenadas por companhias diferentes, mas houve um acontecimento comum: em ambas as estreias morreu a atriz principal. Apesar de essas mortes terem sido consideradas de causas naturais, surgiu a crença de que a peça estaria amaldiçoada…
Durante muito tempo nenhum encenador ousou voltar a pegar nesse texto. Até que, quarenta anos depois, o Teatro da Passagem decide levá-la à cena novamente…
O dia da estreia chega finalmente e o ambiente é de tensão e nervosismo. Será que A Pedra do Pecado está mesmo amaldiçoada? Será que naquela estreia vai voltar a haver uma morte?
O público acorreu em massa ao Teatro da Passagem, enchendo a sala como há muito não acontecia. Nos bastidores, os atores já estão prontos a entrar em palco. O pano sobe e o espetáculo começa… Mas um deles não vai chegar vivo ao final.
Opinião: A Mão Que Mata abriu o conhecimento enquanto leitor da obra de Lourenço Seruya que nos presentou com o surgimento do inspetor Bruno Saraiva como protagonista da narrativa. Agora surge A Maldição, com Bruno de novo no centro da ação numa história que para além de servir de continuação do bom trabalho realizado com a primeira obra consegue ainda mostrar a excelente evolução do seu autor no sentido de criar um enredo ainda mais dinâmico e envolvente com uma maior capacidade de atração junto do leitor que fica viciado desde o início para desvendar a eterna questão... «Quem matou...»?
Numa história centrada nos preparativos para a estreia de uma peça que das duas vezes que foi encenada acabou por ter um final triste, com a morte da sua protagonista, a aposta volta a ser feita e os receios entre a produção acontecem ao mesmo tempo que outros não acreditam em sequências lógicas. Os ensaios de A Pedra do Pecado acontecem no Teatro da Passagem com todo o elenco em preparativos, as divergências entre atores, encenadora e equipa técnica são passados para o leitor e na noite da grande estreia eis que o inevitável acontece e a maldição da morte na primeira sessão do espetáculo surge. Suicídio, homicídio entre colegas ou alguém fora de cena a querer fazer das suas? E é aqui que surge a equipa de Bruno Saraiva para que a investigação seja feita na procura da verdade, tudo isto ao mesmo tempo que todos os possíveis envolvidos mantém as suas aparências e tentam seguir com a estreia adiada em diante o mais rapidamente possível.
Quem teria algo a esconder ou a ganhar no meio desta história foi o grande desafio que assumi assim que comecei a perceber o desenrolar da ação. Entrei em modo inspetor e ao longo da leitura fui suspeitando de várias personagens como culpados do crime e raras foram as vezes em que suspeitei do verdadeiro culpado. A Maldição é mais uma vez o jogo do gato e do rato num cenário de crime bem envolvido entre mistérios e interesses.
A Maldição é um thriller bem gerido e que não deixa o leitor parado pela forma viciante como cada curto e rápido capítulo foi criado, mostrando uma forte evolução do autor que não se deixou ficar com o sucesso anterior e mostrou trabalho para voltar a conquistar. No final a história central do teatro ficou finalizada e os enredos em torno da vida pessoal do inspetor Bruno Saraiva acabaram por ficar mais uma vez em aberto para o possível e já desejado terceiro livro da série com que Lourenço Seruya tem vindo a conquistar leitores.
Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de A Maldição, de Lourenço Seruya