A Criada | Freida McFadden
Alma dos Livros
Título: A Criada
Título Original: The Housemaid
Autor: Freida McFadden
Editora: Alma dos Livros
Edição: 1ª Edição
Lançamento: Junho de 2023
Páginas: 336
ISBN: 978-989-570-112-4
Classificação: 4 em 5
Sinopse: «Bem-vinda à família», diz Nina Winchester enquanto me cumprimenta com a sua mão elegante e bem cuidada. Sorrio educadamente e olho para o longo corredor de mármore.
Este emprego caiu-me do céu. Talvez seja a minha última oportunidade para mudar de vida. E o melhor de tudo é que aqui ninguém sabe nada acerca do meu passado. Posso esconder-me e fingir ser aquilo que eu quiser. Infelizmente, não tardo a descobrir que os segredos dos Winchester são muito mais perigosos do que os meus…
Todos os dias limpo a bela casa dos Winchester de cima a baixo, vou buscar a filha deles à escola e cozinho uma deliciosa refeição para toda a família antes de subir e comer sozinha no meu quarto minúsculo no sótão.
Tento ignorar a forma como Nina gera o caos só para me ver limpar. Como conta histórias inverosímeis sobre a filha. E como o seu marido, Andrew, parece cada dia mais destroçado. Quando o vejo, e àqueles belos olhos castanhos tão tristes, é difícil não me imaginar no lugar de Nina. Com o marido perfeito, a roupa chique, o carro de luxo. Um dia, experimentei um dos seus vestidos só para ver como me ficava. Mas ela percebeu... e foi aí que descobri porque é que a porta do meu quarto só trancava pelo lado de fora...
Opinião: Encontrei-me com A Criada desde o primeiro instante em que Millie entra numa maravilhosa casa para ser entrevistada por Nina que procura contratar uma empregada interna. Acreditando ter esbarrado com o emprego dos seus sonhos, esta ex reclusa não hesita em aceitar a proposta, para mais podendo desfrutar de uma bela casa com um ordenado generoso e sem se preocupar em procurar um teto onde dormir.
A partir daqui os desaires começam a suceder e o sonho generoso começa a tornar-se num autêntico pesadelo quando Millie percebe que Nina não é a dondoca simpática que conheceu no primeiro impacto, mas estará esta senhora a agir sem segundas intenções? E porque Andrew, o marido giro e bem parecido, nada faz quando percebe que a sua esposa está obcecada em atirar a nova empregada para o centro do furacão? No meio disto tudo existe Cece, uma criança que parece deambular consoante as ondas dos adultos para se ajeitar ao sabor do vento e Enzo, o jardineiro que "sabe mais que a Lúcia" sobre tudo o que se passa dentro daqueles muros opressivos.
A Criada é aquele livro que com três partes bem definidas entre si consegue primeiro parecer seguir uma linha muito dentro da previsibilidade para gerar no seu segundo ato a reviravolta que acaba por seguir com a bela surpresa da terceira parte. Um thriller psicológico em ascenção do início ao fim, bem delineado onde o próprio leitor é convencido pelo que parece que não é perante uma leitura corrida e sem maleitas que me tenham feito torcer o nariz a qualquer momento.
Agora é esperar que cheguem rapidamente Os Segredos da Criada, lá para Setembro/Outubro, para continuarmos a acompanhar este fenómeno literário.
Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de A Criada, de Freida McFadden