A Avó Dan | Danielle Steel
Bertrand Editora
Título: A Avó Dan
Título Original: Granny Dan
Autor: Danielle Steel
Editora: Bertrand Editora
Edição: 1ª Edição
Lançamento: Outubro de 2009
Páginas: 152
ISBN: 978-972-25-2010-2
Classificação: 3 em 5
Sinopse: Uma caixa de mistérios. Danina Petroskova deixa à neta três objetos. Um medalhão com o retrato do homem que amou, umas quantas cartas enlaçadas em fita azul e as suas sapatilhas de prima bailarina na Rússia czarista. Objetos a contarem a juventude, os sonhos e a fuga da mulher que ela conhecia apenas como a … Sua avó.
Opinião: A Avó Dan morreu, deixando as suas memórias escritas de forma a poderem ser conhecidas anos mais tarde e assim o leitor é convidado a conhecer uma vida contada pela perspetiva de uma neta que se deixa render por um passado familiar vivido nos tempos de guerra na Rússia no século passado.
Esta é a história de Danina Peteoskova, uma jovem que viveu o sonho da dança e que em certa altura deixou que as leis que lhe eram impostas contrabalançassem com o poder do amor por perceber que nem sempre é possível seguir caminhos paralelos quando sonhos profissionais e objetivos pessoais não se compatibilizam. Quem é afinal a avó Dan que só se tornou realmente conhecida depois de partir? Tudo é mostrado através desta partilha que surge através de uma caixa reveladora onde cartas se juntaram a sapatilhas de cetim e a um medalhão de ouro que provam como tudo aconteceu e terminou simplesmente porque seria necessário escolher entre o amor pela dança ou por um homem que sempre lhe quis bem numa época em que não era possível seguir sonhos e ser feliz ao lado da pessoa amada.
A Avó Dan é um romance fictício com um pouco de História no tempo onde a vida e a liberdade são colocados em causa numa sociedade conturbada de outros tempos onde o poder de respirar quase que tinha de ter permissão num país de onde foi necessário sair para deixar para trás conquistas e recomeçar de novo num outro local, como se tudo fosse cortado para iniciar uma nova meta que acabou por deixar o passado mágico no vazio, bem guardado na caixa mágica que só mais tarde acabou por revelar quem foi a menina mulher Dan.
Uma história cativante para ler de seguida e num só dia com o bom estilo de Danielle Steel, deixando a questão no ar... Será que conhecemos realmente o passado dos nossos familiares perante o que nos foi contado ou existirá toda uma etapa de sonhos e vivências não realizados que ficaram pelo caminho e que se tornaram num não assunto?
Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de A Avó Dan, de Danielle Steel