Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

O Informador

mw-billboard
29
Mai20

Em 2020 vamos ter Feira do Livro de Lisboa

feira do livro lisboa 2020.png

 

A tradição dita que a Feira do Livro de Lisboa aconteça nas últimas semanas de Maio e início de Junho. Este ano com o Coronavírus a atacar o país muitos eventos foram adiados e outros cancelados. No caso do maior evento literário da capital o adiamento aconteceu e agora já se sabe que o mesmo se irá realizar em simultâneo com a Feira do Livro do Porto. 

Em Lisboa a feira literária irá ter o seu início a 27 de Agosto e no Porto a 28, ambas ficando até ao dia 13 de Setembro, exigindo uma organização mais complexa por parte de expositores, autores e até mesmo de leitores que por vezes visitam os dois eventos, mesmo com a distância territorial. 

Como habitualmente, a nossa Feira do Livro de Lisboa irá receber todos os visitantes no Parque Eduardo VII para a sua 90ª edição, desta vez com todas as medidas necessárias de distanciamento e precauções para com as novas regras para com a pandemia. Neste momento as inscrições para as participações já estão a decorrer, mas não me parece que se consiga suplantar os números dos últimos anos para se obter de novo a maior Feira do Livro de sempre. A conjuntura atual deverá fazer com que editoras mais pequenas acabem por perder espaço e não tenham capacidade para se afirmarem, infelizmente. O mercado está complicado, todos nós estamos a sofrer alterações nas vidas privadas e profissionais e muito não será como antes.

28
Mai20

Cansaço no final da quarentena

cansado.jpg

 

Os meus últimos dias de quarentena têm sido tão animados que quase nem me atrevia a contar.

De forma resumida... Passo a maioria dos dias em casa, sem praticamente colocar os pés na rua, nem na varanda, e quando vou a algum lado é tudo feito de forma rápida para que não me demore. Geralmente acordo uma ou duas vezes de noite, logo após adormecer e depois um pouco antes do sol nascer, parecendo que já dormi o suficiente e que o dia não amanhece para mais um dia igual ao anterior. Deito cedo e cedo ergo, pouco saio de casa e quando o faço é de forma rápida, que final de quarentena é este?

As próprias rotinas em casa estão a passar ao lado. Pensei que por ter mais tempo livre iria ver mais séries, o que não tem acontecido, depois os livros a que não tenho dedicado tantas horas como pensava. Existem alterações em casa e várias situações para serem resolvidas e na verdade não apetece despachar nada. Na verdade sinto peso e cansaço, de forma a quebrar a capacidade de reação neste momento, querendo, mesmo com receio, voltar ao trabalho. 

27
Mai20

Paciência que falta

paciência.gif

 

Dois meses em casa, várias semanas doente, outras tantas a meio gás e o estado de paciência já esteve alto, tendo deixando de existir para voltar de novo e agora, quando Junho se começa a aproximar, parece que a mesma paciência que andou a faltar se foi de novo. 

Neste momento, em finais de Maio, sinto-me cansado destes dias monótonos, mais caseiros, com saídas precárias para o passeio higiénico e uma compra ou outra. Sinto falta de ir trabalhar, mas sei que quando for chamado para marcar presença rapidamente voltarei com a palavra atrás e pensarei em como estava bem por casa. Sei que irei voltar ao trabalho com vários receios e esse fator irá mexer com o meu psicológico logo nos primeiros dias e que não será fácil voltar a uma suposta rotina porque estarei sempre com a ideia que ao andar mais fora de casa que poderei ficar bem perto do Covid19 e consequentemente passar o vírus para os outros sem ter noção do mesmo.

26
Mai20

Se Marcelo vai... Costa também vai...

antónio costa praia.jpg

 

Se ao Sábado Marcelo Rebelo de Sousa teve honras de quase abrir o Jornal da Uma da TVI com a sua saída de praia, eis que ao Domingo calhou a António Costa, o nosso excelentíssimo Primeiro Ministro, ser apanhado com a esposa a banhos na Praia da Princesa na Costa da Caparica. 

Aproveitando o calor deste fim-de-semana, mesmo sem a época balnear ter começado, António Costa optou por mostrar que já podemos ir até ao areal com segurança e distanciamento, não existindo necessidade de esperar por 06 de Junho, o dia em que a liberdade para frequentar as praias está oficialmente aberta este ano.

Mesmo com Costa a querer tirar o destaque de Marcelo com a sua estadia na praia, o Presidente conseguiu voltar a ser filmado, ao segundo dia, nos seus mergulhos em Cascais pela sua meia hora de natação diária e em bom. 

 

25
Mai20

As regras quebradas de Sónia

sónia vítor.jpg

 

Ao longo da tarde desta Segunda-feira, 25, o marido da concorrente Sónia do Big Brother quase que invadiu a moradia da Ericeira, onde está a decorrer a atual edição do reality show, para passar informação à concorrente, com quem conseguiu chegar à conversa. 

Sónia, com Angélica ao lado, esteve em conversa com Vítor num dos cantos da vedação do jardim, não tendo o jovem entrado no recinto, ficando entre os arbustos e a barreira que o impediu de passar para o interior. O casal conversou, Vítor tentou alertar Sónia para não desistir do jogo porque está tudo bem com a família, mas o Big Brother não deixou que as regras ficassem por aplicar. De imediato pediu para que todos os concorrentes se recolhessem na casa, Sónia foi ao confessionário e admitiu o erro de conversar com o marido, mas não escapou a sanção.

Ao contrário dos restantes concorrentes que têm ouvido gritos de apoio ao longo da semana, a feirante comunicou com o exterior, quebrando assim uma das regras do formato e em direto com o Cláudio Ramos ao final da tarde percebeu que ficou nas mãos do público até ao próximo Domingo se permanecerá em jogo ou não. Só que após saber da decisão do Big Brother a concorrente dirigiu-se à sala e montou a barraca aos gritos como se toda esta situação tivesse sido montada para que «a Sónia e o Vítor fizessem uma novela». A concorrente disse o que devia e não devia, atacou a produção por se sentir uma personagem e mostrou, tal como durante as duas últimas semanas quando a situação não vai de encontro ao que acha correto, querer abandonar o jogo, para poder fazer pedidos para além do que é aceitável.

A produção agiu uma vez mais de acordo com as regras, deixou a concorrente nomeada para decisão até Domingo, mas não me parece que as coisas fiquem assim. Se não abandonar a casa antes por desistência, acredito que por decisão do público ou da própria que Sónia deixe o Big Brother no Domingo, poucas semanas após ter estrelado em altas e vindo sempre a cair pelas suas atitudes dentro da casa da Ericeira. Desde que entrou na casa que vejo a concorrente a descair e sem capacidade de reação, como tal esta nomeação só irá ajudar para que a desistência surja num momento em que pouco já está a dar quando só pensa em sair.