Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

7 livros religiosos para ler no ano de 2020

Imagem de James Chan por Pixabay

 

O ano novo chegou e, com ele, pessoas de todo o mundo começaram a sua lista de leitura. Se és um destes leitores e a religião é um tópico importante para ti, seguem-se 7 livros que devem fazer parte do teu plano de leitura.

 

1. “Todos os caminhos levam a Roma”, Scott e Kimberly Hahn

Este livro, atualmente, não se encontra disponível em português de Portugal, mas pode ser lido em português do Brasil.

Ambos os escritores deste livro são professores de filosofia e oferecem argumentos lógicos e fortes em defesa do cristianismo. Esta é a leitura ideal caso estejas a perder a fé na religião.

No livro destaca-se uma frase em especial “A felicidade profunda está no espírito, não no corpo ou nos sentimentos. É como uma âncora que se mantém firme e calma no fundo, mesmo quando tempestades rugem na superfície. Deus permite tempestades físicas e emocionais para fortalecer a âncora”.

 

2. “Pocket Handbook Of Christian Apologetics”, Ronald K. Tacelli e Peter J. Kreeft

Esta é uma abordagem mais leve do cristianismo e, portanto, ideal para todos os que tiverem interesse no tema. O livro começa com dois protestantes e acaba com dois fiéis à religião, sendo a principal razão pela qual todos lhe devem dar uma oportunidade.

Ao longo do livro são levantadas algumas questões importantes sobre a religião e são obtidas algumas respostas igualmente importantes.

 

3. “Cristianismo Puro e Simples”, C. S. Lewis

Não leste mal; é realmente o escritor das Crónicas de Nárnia.

Este livro nasceu de uma entrevista na rádio durante a Segunda Guerra Mundial. O autor pretende mostrar que em tempos difíceis, como é o caso das guerras, o cristianismo faz todo o sentido.

“Quando um homem melhora, torna-se cada vez mais capaz de perceber o mal que ainda existe dentro de si” é uma das frases que se destaca. Este é outro exemplo de alguém que se converteu ao cristianismo após um período em que não acreditava.

 

4. Livros para os mais novos

Os mais novos também têm o direito de entrar em contacto com a religião a partir dos livros. Como tal, já existem diversos livros de crianças que explicam a história de Cristo e outras questões importantes.

Existe ainda a opção de começar a introduzir o cristianismo nos mais novos através de livros de pintar com passagens marcantes. Tem opções a 2€ na Holyart.

 

5. “Noite Escura”, São João da Cruz

Esta obra está dividida em duas grandes partes: a noite do Sentido e a noite do Espírito.

O livro mostra que deve ser apreciado o caminho para que realmente exista uma conexão com Deus. Por exemplo, podes meditar, mas caso estejas a fazê-lo apenas pela sensação de calma, durará pouco. Se, por outro lado, meditares para apreciares o caminho da meditação, conseguirás uma verdadeira experiência espiritual.

 

6. “Jesus - A Biografia do Homem que Ensinou a Humanidade a Amar e que Dividiu a História em Antes e Depois”, Rodrigo Alvarez

Este é muito interessante pois mostra um pouco sobre a biografia de Jesus e a sua importância, ao ponto de ter dividido toda a História com um “antes” e “depois” do seu nascimento.

A biografia de Jesus está muito completa e entende-se que foram várias as fontes bibliográficas pesquisadas, tanto as mais recentes como as mais antigas. Este livro, além de ficar muito bem na estante da tua casa, também te irá fazer viajar para o momento em que Jesus viveu. É uma leitura incrível para crentes ou curiosos.

 

7. “Contar Deus Hoje: Como Falar de Religião aos Jovens”, Andrea Monda

42% dos jovens portugueses dizem não ser religiosos, portanto não será tão fácil falar com estes sobre o assunto.

Este livro ajuda a entender estas questões mais relacionadas aos jovens e como falar com os mesmos acerca de assuntos religiosos. O livro de Andrea Monda ajuda a responder as questões básicas colocadas pelos mais jovens e, mais importante, ajudar a responder às suas curiosidades.

 

Estás pronto para começar as leituras deste ano de 2020? Se seguires alguma das sugestões literárias ligadas à religião, depois aparece para contar a tua experiência com os livros acima ou com qualquer um que queira sugerir sobre o tema em questão. 

 

2 Comentários

Comentar post