Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

24.02.2022

guerra europa.jpg

O início da Guerra na Europa aconteceu. A Rússia iniciou os primeiros ataques para com a Ucrânia na madrugada do dia 24 de Fevereiro de 2022. Portugal acordou com a notícia através dos informativos televisivos e redes sociais e as imagens logo começaram a circular, o tema não pode passar despercebido e em rápidos minutos, entre acordar, olhar para o telemóvel e ligar a televisão, percebi que tudo estava de modo alterado.

Após o aparente controlo para com a situação pandémica do coronavírus, que aos poucos nos tem deixado voltar à vida normal, agora vem a Guerra mostrar que o bicho Homem não aprendeu nada com a História. Todos temos vindo a passar os últimos anos com as alterações que tiveram de ser feitas e impostas por um vírus que surgiu de forma incontrolável, agora os conflitos entre fronteiras foram impostos pelo próprio ser humano, de seu nome Putin.

Nas primeiras horas percebi que o que pensei não vir a assistir está a acontecer, fiquei preso às emissões em direto até conseguir perceber o que se estava a passar realmente, muito por não querer acreditar que a situação é real. Surgiram as primeiras mortes militares e civis, controlos e bases militares atacados, aldeias e famílias destruídas. As imagens a mostrarem a fuga de milhares de pessoas para tentarem escapar ao conflito, a confusão, pais com filhos ao colo na corrida pela sobrevivência fora dos grandes centros urbanos, a comida que começa a faltar e o retrato dado pelos jornalistas de todo o Mundo que foram diretamente para acompanharem a Guerra a marcar quem está deste lado através de testemunhos arrepiantes vividos por pessoas como todos nós. De voz embargada, olhar receoso e olhos lacrimejantes, tem sido assim que tenho visto os enviados especiais a mostrarem a realidade que se vive em território ucraniano.

Medo e receio de tudo o que está a acontecer na Europa neste momento através de um ser humano intempestivo e de temperamento incompreensível que parece estar capaz de tudo para enfrentar o que sempre quis considerar os seus adversários. Até onde isto irá, até quando teremos de viver numa sociedade de incompatibilidades e que mostra que por muito tempo que passe nunca se consegue aprender com os sucessivos erros.

A Guerra é destruição e morte planeada e indesejada, tudo o que não queremos e devia estar longe do século XXI!

guerra.jpg