10 curiosidades literárias
A literatura universal está recheada de factos e curiosidades que percorrem séculos, sociedades e vivências através de autores e leitores, amantes literários e críticos das letras. Deixo aqui dez factos reais que marcam de certa forma partes da história dos livros!
- A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido do mundo. Calcula-se que os números de exemplares já ultrapassaram os seis bilhões.
- A escritora inglesa J.K. Rowling escreveu todos os livros do Harry Potter à mão.
- O Bloomsday é um feriado comemorado em 16 de junho na Irlanda, em homenagem ao livro Ulysses, de James Joyce. Este é o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia.
- Até hoje, foram produzidos mais de quatrocentos filmes baseados na obra de William Shakespeare.
- A caligrafia do escritor Machado de Assis era tão complicada que, às vezes, até ele tinha dificuldade de entender o que escrevia.
- Virginia Woolf, Goethe e Hemingway tinham o hábito de escrever em pé.
- O famoso autor brasileiro Guimarães Rosa morreu três dias depois da sua posse na Academia Brasileira de Letras.
- O poeta português Fernando Pessoa foi criado na África do Sul e teve o inglês como a sua segunda língua. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa.
- Conforme inventário da UNESCO de traduções de livros, Agatha Christie é a autora mais traduzida em todo o mundo, com 6.598 traduções dos seus contos, romances e peças teatrais.
- Paulo Coelho é o escritor brasileiro que mais vendeu livros. Os números de exemplares ultrapassam os 70 milhões.