Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

Vou ler A Lacuna

27.04.13Publicado por O Informador

A LacunaHá uns meses comprei na Fnac e em preço reduzido o livro A Lacuna, lançado em Portugal pela editora Clube do Autor e da autoria de Barbara Kingsolver. Agora e umas boas semanas depois vou começar a leitura deste livro vencedor do Orange Prize em 2010, sendo também destacado como o Melhor Livro do Ano pelo New York Times.

Sinopse: México, 1935. Harrison Sheperd trabalha em casa do muralista Diego Rivera e da sua mulher, Frida Kahlo, com quem estabelece uma amizade profunda e duradoura. Por vezes cozinheiro, outras vezes secretário, mas sempre observador, o jovem regista todas as suas experiências em diários e cadernos. Quando o líder bolchevique Trotsky se refugia em casa dos artistas, Sheperd vê-se inadvertidamente impelido por ele e o seu objectivo de levar uma vida invisível fica pelo caminho. Mais tarde, de volta aos Estados Unidos, onde nasceu, Shepaerd acredita que se pode recriar e reclamar a sua própria voz enquanto autor de romances históricos. Inesperadamente, vê-se vítima de um rumor, numa época dominada pela "caça às bruxas", que pode colocar a sua vida em risco… Um poderoso e importante romance acerca da identidade, da nossa ligação ao passado e do poder criativo e destrutivo das palavras. Ganhou o Orange Prize for Fiction e foi também finalista do PEN/FaulknerAward.

Quando comprei este livro pensei que o iria ler passados uns dias e o que me chamou a atenção para o trazer comigo foi o de ter sido premiado e o de também estar a um bom preço. Já em casa e nessa altura achei que não estaria preparado para ler uma história pesada como esta me parece ser, mas agora chegou o momento, como tal, lá me vou eu atirar para esta Lacuna e depois contarei o que achei.