Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

Viagem em transportes públicos

13.07.14Publicado por O Informador

Há anos que não andava de comboio e muito menos de metro! Ontem foi o dia de voltar a sentar-me nas cadeiras dos dois transportes públicos que me levaram de Vila Franca de Xira até ao centro de Lisboa.

Antes de mais devo dizer que sai de casa e nem me lembrei de ver os horários dos comboios que ao fim-de-semana são mais reduzidos que os que circulam durante a semana. Pelo caminho, no carro, lá verifiquei os horários e percebi que já não conseguia chegar a tempo à estação para apanhar a próxima ligação. Fiz tempo, quase de uma hora, e lá enfrentei a máquina dos bilhetes! Foi-me pedido de forma automática que coloca-se o número de zonas pelas quais ia passar. Sabia lá eu bem por quantas zonas passava! Passados mais de três ou quatro minutos lá consegui perceber num mapa o que a máquina me pedia e consegui fazer o pagamento a multibanco porque as moedas que colocava não eram aceites. Comecei a viagem e tudo correu bem!

Sai do comboio e fui logo ter à estação de metro, no Oriente! Comprei o bilhete, mais uma vez sem perceber se o mesmo ticket dava para andar por duas zonas ou não, entrei na área de embarque e lá fui eu! O metro ia cheio, num início de tarde de Sábado e quando alterei para a segunda linha tive mesmo de ir em pé.

Cheguei ao Rossio, sai da estação e percebi que seria só na próxima que a minha saída devia ter acontecido. Pois, andei uns minutos a pé e lá cheguei ao destino pretendido.

Há uns bons anos que já não andava de comboio e metro e a viagem até foi rápida, agradável e deu para poupar algum dinheiro em combustível. Acredito que possa voltar a esta tática dos transportes públicos em breve porque a nova experiência foi positiva!

E foi assim que o meu regresso às viagens em transportes públicos aconteceu!