Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Ser Blogger [Carolina Afonso e Sandra Alvarez]

ser blogger.jpg

Autor: Carolina Afonso e Sandra Alvarez

Editora: Marcador

Lançamento: Abril de 2017

Edição: 1ª Edição

Páginas: 248

ISBN: 978-989-754-304-3

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Hoje em dia as pessoas recorrem cada vez mais a bloggers como fonte de informação e referência sobre um determinado produto, serviço ou empresa. Cerca de 1,8 milhões de pessoas visitam com frequência blogs em Portugal.

Ensinar como criar um blog, comunicar e gerar receitas é o objetivo principal deste livro que reune toda a informação necessária para se iniciar como blogger, elaborar a sua estratégia e pô-la em prática eficazmente. A perspectiva é de duas profissionais das áreas do marketing e da comunicação que ao longo das suas carreiras têm vindo a acompanhar de perto a blogosfera.

Este livro para além de ser um facilitador na definição e orientação de quem quer Ser Blogger, proporciona também diversas soluções práticas e exemplos de “best practices” com testemunhos de alguns bloggers de relevo em diversas áreas em Portugal.

 

Opinião: Carolina Afonso e Sandra Alvarez conhecem bem o mundo do marketing e comunicação e ao serem bloggers pensaram que seria necessário criar um livro técnico para ajudar quem já anda pelo mundo dos blogs e para os que estão a pensar em criar o seu projeto. E assim surgiu Ser Blogger, o livro que deve ser lido porque nem tudo sabemos, mesmo os que se acham os melhores bloggers que andam por aí. 

Começando pelo processo da criação de um blog, passando ao planeamento de projeto, criação do design, comunicação, crescimento, rentabilização e no final a análise, o processo de criar e rentabilizar um blog está todo explicado neste livro. Um blogger com anos de experiência encontra vários espaços que já conhece e sobre o qual já não necessita de dar tanta atenção ao que é explicado ao longo de várias páginas, no entanto existem pontos essenciais que sempre escapam aos mais atentos e é sempre bom saber como agir em determinadas situações. 

Simples, explicativo e com exemplos de bloggers nacionais, Ser Blogger é um bom guia, podendo ser um pouco melhor e mais complexo, sobre o mundo dos blogs em Portugal. O livro está feito para ser de fácil acesso, com seis áreas distintas e com recurso a pequenos textos explicativos e com exemplos para uma melhor formação da ideia a ter em conta. 

Ano após ano este círculo de escrita, partilha e comunicação se vai alterando e é necessário estar em cima do acontecimento para não perder o caminho e ficar para trás. Vejo Ser Blogger como um excelente guia para os iniciantes e um aconchego para todos os outros que se dedicam diariamente ao seu blog. 

Um livro para encher de apontamentos, colar post-it atrás de post-it e manter por perto e sempre à mão porque os dados estão lá, há que agarrar para se ter uma ajuda extra no sucesso de um blog, tenho o projeto o sentido e objetivo que tiver nas escolhas do seu criador.