Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

«Sabe qual é o animal mais perigoso?»

«Sabe qual é o animal mais perigoso do Jardim Zoológico?»

Yann Martel, em A Vida de Pi

Não podia deixar esta frase passar sem a comentar porque é uma das melhores que li nas últimas semanas e dentro de um contexto perfeito. 

Esta questão aparece no livro A Vida de Pi, da autoria de Yann Martel, quando se explica a razão de existir um pano com esta questão ao seu lado e os visitantes de um Zoo são levados pela curiosidade a levantar a cortina vendo-se aí ao espelho.

Pois é, os humanos são os animais mais perigosos que habitam neste planeta. Existe sempre a ideia de que os leões são os animais mais temíveis, tal como os crocodilos e afins, mas na verdade, nós, os humanos estamos com a maldade ao mesmo nível ou acima destes animais. Não somos bons para os nossos iguais e existe sempre a tentativa de "pisar" alguém para o nosso bem.

Os animais também o fazem, mas porque nos achamos melhores que eles? Os animais podem atacar-nos, mas nós também os atacamos e de diferentes formas. Os humanos têm a ideia de que o planeta é seu, quando todos por cá permanecemos de forma igual aos animais que vivem nos vários continentes.

Uma frase que mostra bem a realidade existente dentro de um Jardim Zoológico onde os seus visitantes conseguem chegar ao ponto de atirar pedras, comida estragada, chegando a magoarem os animais que estão a viver normalmente a sua vida. Já o contrário não existe assim com tanta facilidade, achando eu que estes animais que vivem ingratamente em cativeiro e já estão, de certa forma, domesticados, só atacam se sentirem que estão a ser ameaçados.

Nós não somos bons para nós próprios quanto mais para os outros... Os animais não são melhores ou piores que nós, são como eu, que escrevo este texto, são como o leitor deste texto, não conseguem fazer o mesmo que nós, mas conseguem fazer coisas que mais nenhum ser consegue, com a sua particularidade.

8 Comentários

Comentar post