Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Informador

Rabo de Saia | UAU

rabo de saia.jpg

Manel tomou uma decisão radical: mudou de sexo. Ser homem já não era nenhum mistério para o Manel: os 40 revelaram-se mais de crise do que ternura; os 50 trouxeram-lhe ainda mais loucura e agora, questionado sobre o que fazer com uma choruda herança, percebeu já ter vivenciado tudo o que os cromossomas XY lhe podiam oferecer.

A grande frustração foi durante toda a sua máscula existência não ter sido capaz de decifrar o maior enigma de todos os tempos: ser mulher. Para a missão ser bem-sucedida conta com os amigos de sempre, que entre o choque, a ganância e a atracão, esforçam-se por lembrar que aquele belo rabo de saia ainda ontem só usava calças, confrontando-se hilariantemente com os seus próprios preconceitos, desejos, traumas e identidade.

Quim (António Melo), António (Fernando Ferrão) e Xavier (Joaquim Nicolau) recebem uma mensagem escrita de Manel (Almeno Gonçalves), o amigo de sempre, para que em hora marcada se encontrem na Sala de Espera de um Hospital porque existe algo para ser contado. À vez, todos chegam ao local combinado e a dúvida surge. O que Manel tem para lhes contar? Estará doente? Será algo grave que o possa levar à morte? Ao mesmo tempo que as questões se levantam enquanto esperam, verdades sobre o passado e o presente de cada um vão sendo reveladas a três sobre os quatro. Porém pouco falta para surgir Manel na Sala de Espera, ou será a nova Manela, a Tânia ou a Rute? A mudança de sexo surge de forma inesperada e as questões sobre as razões aparecem na mente de cada um. 

Numa divertida comédia, que do meu ponto de vista tem no momento da revelação algo forçado pelo facto dos três amigos de Manel não o reconhecerem logo como mulher, o quarteto regressa assim aos palcos para continuar o que foi feito em Crise dos 40 e Loucura dos 50. As amizades de longa data revelam-se cheias de altos e baixos, com passagens menos boas intercaladas com a felicidade de cada um. Os casamentos que viraram divórcios, as traições transformadas em conversas engraçadas, os embaraços com a justiça e os problemas financeiros. Em Rabo de Saia existe espaço para comentar a amizade enquanto são revelados os pontos fortes que unem estes quatro homens, agora três e uma mulher.

Com um cenário simplista, um texto original com piada mais fácil e um elenco que se gosta e brinca mesmo com o que os une ao longo dos anos, Almeno Gonçalves, António Melo, Fernando Ferrão e Joaquim Nicolau estão em Rabo de Saia verdadeiramente entre amigos, desfolhando vidas fictícias mas brincando ao mesmo tempo com as personagens por existir permissão para tal. Quando tudo faz sentido fora do palco é notório que em trabalho as coisas funcionam de outra forma e a chave do sucesso deste quarteto está nisso mesmo, as vidas reais que se unem com o tempo e ajudam ao gosto por trabalharem e brincarem enquanto representam. 

Rabo de Saia é uma verdadeira reunião de amigos para amigos e «vizinhos» que pretendam conhecer a Rute, que já foi Manel e que tem em Quim, António e Xavier os seus principais confidentes. 

rabo de saia 2.jpg